Logo Aeronave Original Branco.jpg

Dassault logod.png

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Embraer celebra o início da construção de sua nova unidade de manutenção em Fort Worth.

 

A cerimônia, realizada no Aeroporto Perot Field Alliance, contou com a presença de autoridades locais, executivos e parceiros.

 

Fort Worth, Texas, 20 de outubro de 2025 – A Embraer realizou hoje uma cerimônia para marcar o início da construção de sua nova unidade de Manutenção, Reparo e Revisão (MRO) dedicada a jatos comerciais no Aeroporto Perot Field Alliance, em Fort Worth, no Texas, Estados Unidos. O evento reuniu autoridades locais, executivos da Embraer e representantes de organizações parceiras.

 

Com instalações de alto padrão, o novo hangar tem inauguração prevista para 2027. A capacidade da Embraer de atender os clientes de E-Jets nos Estados Unidos crescerá 53% após a conclusão da expansão. O investimento – estimado em até US$ 70 milhões – tem potencial de gerar aproximadamente 250 novos empregos de alta qualificação no setor de aviação no Texas. Em parceria com a cidade de Fort Worth, o condado de Denton e o estado do Texas, a Embraer já iniciou suas operações no Aeroporto Alliance em junho, em um hangar existente.

 

“É uma honra estarmos aqui em Fort Worth, no Texas — uma cidade que representa inovação, resiliência e oportunidades — para celebrar o início da construção da nossa nova unidade de Manutenção, Reparo e Revisão no Aeroporto Perot Field Alliance. Este momento marca um novo capítulo na trajetória da Embraer nos Estados Unidos, país onde estamos presentes há mais de 46 anos. Com um investimento de até US$ 70 milhões e a criação de 250 novos empregos qualificados na aviação, esta unidade simboliza nosso compromisso de longo prazo com o mercado norte-americano”, afirmou Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer.

 

“O investimento da Embraer representa o modelo de parceria que caracteriza o Perot Field Alliance e o norte do Texas”, afirmou Ross Perot Jr., presidente da Hillwood. “Ao alinhar indústria, governo e educação em torno da inovação, estamos construindo a infraestrutura e a base de talentos que sustentarão a liderança da região na aviação pelas próximas décadas.”

 

“A cerimônia realizada hoje no Aeroporto Perot Field Fort Worth Alliance é um marco importante para o desenvolvimento de nossa região”, afirmou a prefeita de Fort Worth, Mattie Parker. “O aeroporto continua a ser um polo de inovação e oportunidades econômicas, e a expansão da Embraer reforça ainda mais a posição de Fort Worth como líder global em aviação e manufatura avançada. Este investimento traz não apenas empregos de alta qualidade, mas também evidencia a força do nosso ambiente de negócios e o talento da nossa força de trabalho local.”

 

“O início da construção do segundo hangar da Embraer no AllianceTexas é uma prova do crescimento econômico de Fort Worth”, afirmou Robert Allen, presidente e CEO da Parceria de Desenvolvimento Econômico de Fort Worth. “Quando concluídos, esses hangares ampliarão a presença da Embraer em Fort Worth e reforçarão ainda mais o papel da cidade como líder no setor de aviação, reconhecida pelo governador como a Capital da Aviação e Defesa do Texas.”

 

“A cerimônia realizada hoje é um marco importante na parceria da Embraer com Fort Worth”, afirmou Jessica Rogers, diretora de Desenvolvimento Econômico da cidade. “Essa nova unidade de manutenção no Aeroporto Perot Field Fort Worth Alliance representa o próximo capítulo da longa e orgulhosa trajetória da nossa cidade na aviação. O investimento da Embraer e a criação de 250 empregos de alta qualificação reforçam ainda mais a posição de Fort Worth como um centro de referência em inovação e manufatura aeroespacial.”

 

“Essa expansão demonstra o papel crescente e do Condado de Denton na economia e na aviação globais”, afirmou o juiz Andy Eads, do Condado de Denton. “Graças à nossa parceria com a Hillwood, empresas como a Embraer reconhecem o valor de investir aqui, impulsionando o crescimento regional dos negócios e gerando impacto econômico de longo prazo.”

 

O novo centro de serviços em Fort Worth fará parte da rede global da Embraer, que inclui mais de 80 Centros de Serviço Autorizados e 13 Centros de Serviço Próprios da Embraer em todo o mundo.

Embraer e o Grupo Mahindra firmam aliança estratégica para introduzir o C-390 Millennium na Índia.

 

Parceria reflete os laços crescentes entre Índia e Brasil.

 

Nova Delhi, 17 de outubro de 2025 – Em um importante passo em direção à visão de autossuficiência indiana, denominada “Atmanirbhar Bharat”, a Embraer Defesa & Segurança e o Grupo Mahindra assinaram um Acordo de Cooperação Estratégica para avançar com a proposta do C-390 Millennium como solução para o programa de Aeronaves de Transporte Médio (MTA), da Força Aérea Indiana (IAF). Este acordo foi firmado simultaneamente à inauguração do novo escritório da Embraer hoje, no Aerocity, em Nova Delhi.

 

O acordo se baseia no Memorando de Entendimento assinado em fevereiro de 2024 na Embaixada do Brasil no país, aprofundando o escopo da cooperação para incluir a comercialização conjunta, a industrialização e o desenvolvimento da Índia como um hub para o C-390 Millennium. Desde a assinatura, a aeronave C-390 Millennium ampliou ainda mais sua base de operadores globalmente. 

 

A Embraer e o Grupo Mahindra trabalharão em estreita colaboração com as partes interessadas e se envolverão com o ecossistema militar e aeroespacial da Índia para identificar oportunidades de fabricação local, instalações de montagem, cadeia de suprimentos e atividades de manutenção, reparo e revisão (MRO). A objetivo de longo prazo é posicionar a Índia como um centro de fabricação e suporte para a aeronave C-390 Millennium, atendendo às necessidades do país e da região.

 

Esta parceria une a reconhecida inovação aeroespacial do Brasil com a capacidade de fabricação da Índia, contribui para o fortalecimento dos laços entre as duas nações e posiciona a Índia como um potencial centro para a aeronave C-390 Millennium na região.

 

“O acordo é um marco significativo em nosso relacionamento com o Grupo Mahindra. A indústria aeroespacial da Índia é dinâmica, de alto nível e buscamos entregar uma solução conjunta de transporte militar mais avançada e confiável para a Força Aérea Indiana”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Esta parceria é mais do que um acordo aeroespacial. Ela reflete nosso compromisso com o ‘Atmanirbhar Bharat’ e a crescente amizade entre o Brasil e a Índia.”

 

Vinod Sahay, Membro do Conselho Executivo do Grupo Mahindra, afirmou: “O C-390 Millennium é incomparável em capacidade, eficiência e versatilidade. Ao aprofundar nossa colaboração com a Embraer, garantiremos que o C-390 Millenium apresentado para a campanha MTA da IAF, não apenas contribua para a segurança e as aspirações da Índia, mas também apoie a filosofia ‘Make in India’ e aumente ainda mais a nossa autossuficiência.”

 

O C-390 Millennium é a aeronave de transporte militar mais moderna de sua classe, podendo transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte, além de voar mais rápido (470 nós) e por distâncias maiores. Ele pode realizar uma ampla gama de missões, incluindo transporte de carga e tropas, lançamentos aéreos, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e operações humanitárias. Pode operar em pistas temporárias ou não pavimentadas. A aeronave também pode ser configurada para reabastecimento em voo, tanto como para abastecer ou ser reabastecido. A frota atual, em operação, demonstrou uma taxa de conclusão de missão superior a 99%, destacando uma produtividade excepcional em sua categoria.

 

Já selecionado pelas forças aéreas do Brasil, Portugal, Hungria, Holanda, Áustria, Coreia do Sul, República Tcheca, Suécia, Eslováquia, Lituânia e um cliente não divulgado, o C-390 Millennium tem a capacidade, a versatilidade e o desempenho para atender às necessidades estratégicas da Índia.

Embraer e Republic Airways assinam extensão de contrato de manutenção de longo prazo para mais de 240 E-Jets nos EUA.

.

Nashville, Estados Unidos, 16 de outubro de 2025 - A Embraer assinou uma extensão de contrato de manutenção pesada com a Republic Airways. O acordo de longo prazo atenderá à frota de mais de 240 jatos E170 e E175 e também inclui o fornecimento de componentes e reparos não programados. Os atendimentos serão realizados nas instalações da Embraer Serviços & Suporte em Nashville, Tennessee, cidade na qual a companhia norte-americana já é atendida desde 2011.

 

“Estamos muito satisfeitos em aprofundar nosso relacionamento com a Republic Airways. A renovação deste acordo reforça o compromisso da Embraer em fornecer serviços de manutenção de alta qualidade aos nossos clientes. Continuaremos priorizando segurança e qualidade nos serviços prestados à Republic Airways e a todos os clientes que atendemos nos Estados Unidos”, afirma Frank Stevens, Vice-Presidente de Serviços de MRO da Embraer Serviços & Suporte.

 

A Republic Airways já foi atendida em mais de 650 serviços de manutenção pesada nas instalações da Embraer em Nashville, que acumulam mais de 3,3 milhões de horas de trabalho. A extensão do acordo inclui mais 225 serviços de manutenção pesada e três postos de manutenção dedicados para a companhia nas instalações da Embraer Serviços & Suporte, assegurando capacidade contínua e flexibilidade nos agendamentos.

 

 

 

TrueNoord faz pedido firme de 20 Embraer E195-E2 e garante direitos de compra para até 30 jatos adicionais.

 

“Este é o primeiro pedido direto da TrueNoord a uma fabricante de aeronaves, um marco na jornada da companhia” Anne-Bart Tieleman, CEO, TrueNoord.

 

Amsterdã, 14 de outubro de 2025 - A TrueNoord, companhia especializada em leasing de aeronaves regionais, fechou um pedido firme com a Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMBR3) para vinte jatos E195-E2. O acordo, avaliado em US$ 1,8 bilhão no preço de tabela, também inclui direitos de compra para até trinta aeronaves adicionais – vinte novos E195-E2 e dez novos E175-E1.

 

“Este é o primeiro pedido direto da TrueNoord a uma fabricante de aeronaves, um marco na jornada da companhia”, afirma Anne-Bart Tieleman, CEO da TrueNoord. “O pedido é um passo importante para o nosso crescimento contínuo como plataforma global de leasing, que reforça o nosso compromisso de investir em jatos regionais de próxima geração e eficientes em termos de combustível”.

 

“Os E-Jets da Embraer combinam eficiência, flexibilidade e desempenho, e atendem com precisão às necessidades dos clientes da TrueNoord ao redor do mundo. A parceria com a Embraer permite que a empresa amplie ainda mais seu portfólio de soluções e apoie as companhias aéreas com aeronaves que oferecem uma economia superior e benefícios ambientais”, completa o executivo.

 

“O primeiro pedido direto da TrueNoord é um reconhecimento significativo das capacidades e do sucesso da família E2 no mercado, demonstrando a confiança e a colaboração entre as equipes das duas companhias. O E195-E2 oferece desempenho e eficiência excepcionais, sendo a escolha ideal para lessores e operadores que buscam preparar suas frotas para o futuro. Este acordo também sinaliza ao mercado o forte avanço das aeronaves narrowbody de menor porte de nova geração, além da demanda crescente por modelos sustentáveis e de dimensões adequadas", afirma Arjan Meijer, CEO da Embraer Aviação Comercial.

 

***********************************

 

  • Projeto do C-390 Millennium para a Coreia do Sul segue avançando 
  • Base de clientes do C-390 continua crescendo, refletindo o sucesso internacional

 

 

Embraer retorna à ADEX 2025 com seu portfólio de Defesa & Segurança.

 

Seul, Coreia do Sul, 13 de outubro de 2025 – A Embraer participará novamente da Seoul ADEX 2025, entre os dias 20 e 24 de outubro, para promover o seu portfólio de defesa e segurança, incluindo o C-390 Millennium, no estande 7-I6. Os produtos e soluções da Embraer Defesa & Segurança estão presentes em mais de 60 países e abrangem os domínios aéreo, terrestre, marítimo e espacial.

 

“Nossa presença na ADEX reflete o forte compromisso com a indústria de defesa da Coreia”, diz Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “As aeronaves C-390 para a Coreia do Sul estão avançando conforme o planejado, e valorizamos a estreita cooperação que temos com a DAPA, a Força Aérea da República da Coreia (ROKAF, na sigla em inglês) e nossos fornecedores coreanos neste projeto.”

 

Em 2023, a Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA, na sigla em inglês) selecionou o C-390 Millennium em sua licitação pública para Aeronaves de Transporte de Grande Porte (LTA-II), fornecendo à ROKAF novas aeronaves militares de transporte. As aeronaves C-390 Millennium serão especialmente configuradas para atender aos requisitos da ROKAF, juntamente com um pacote completo de serviços e suporte, incluindo treinamento, equipamentos de apoio em solo e peças sobressalentes.

 

O acordo prevê um robusto programa de cooperação industrial, no qual componentes importantes do C-390 serão produzidos na Coreia do Sul por parceiros locais da indústria aeroespacial – entre eles ASTG, EMK e Kencoa Aerospace. A iniciativa fortalece tanto as capacidades da base industrial de defesa coreana quanto os laços aeroespaciais entre Brasil e Coreia.

 

No mês passado, a Embraer e a Agência de Promoção de Comércio e Investimento da Coreia (KOTRA, na sigla em inglês) realizaram um roadshow de uma semana em Sacheon e Busan, que incluiu visitas e seminários voltados para identificar novas áreas de colaboração entre a Embraer e empresas coreanas.

 

A Embraer possui uma cadeia global de fornecedores e mantém parcerias com empresas coreanas desde o lançamento do programa de aeronaves comerciais E-Jets E2, em 2013. Desde 2024, o Centro de Inspeção de Voo da Coreia do Sul opera um jato executivo Embraer Praetor 600 – plataforma reconhecida por seu desempenho excepcional e versatilidade.

 

C-390 Millennium mantém impulso global

 

O impulso internacional do C-390 Millennium continua crescendo – além da Coreia do Sul, o modelo já foi selecionado por outras 10 Forças Aéreas[1] ao redor do mundo. A Força Aérea Portuguesa, que já opera a aeronave, assinou recentemente contrato para aquisição de uma sexta unidade e inclusão de dez novas opções de compra, abrindo caminho para potenciais aquisições por futuros países parceiros.

 

Desde a entrada em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, com a Força Aérea Portuguesa em 2023 e, mais recentemente, com a Força Aérea Húngara em 2024, o C-390 Millennium comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A frota atual em operação demonstrou uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%.

 

O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida, solo e cascalho.

 

A aeronave configurada com equipamento de reabastecimento ar-ar, com a designação KC-390, já provou sua capacidade de reabastecimento aéreo tanto como avião-tanque quanto como receptor, neste caso recebendo combustível de outro KC-390 usando pods instalados sob as asas.

 

 

Suécia encomenda quatro Embraer C-390 Millennium em programa europeu de aquisição conjunta; contrato inclui sete opções adicionais, abrindo caminho para futuras aquisições.

 

  • Pedido sueco faz parte de um programa europeu de aquisição em conjunto com a Holanda e a Áustria.
  • O contrato também inclui sete opções de compra adicionais, pavimentando o caminho para futuras aquisições por outras nações europeias.

 

Uppsala, Suécia, 6 de outubro de 2025 — O Reino da Suécia adquiriu hoje quatro aeronaves multimissão C-390 Millennium da Embraer (NYSE: ERJ / B3: EMBR3). O contrato também inclui sete opções de compra adicionais, abrindo caminho para futuras aquisições por outras nações europeias.

 

Este importante marco para a defesa na Europa faz parte de uma parceria trilateral mais ampla entre Áustria, Suécia e Holanda, com o objetivo de promover aquisições conjuntas, interoperabilidade e cooperação de longo prazo em torno da plataforma C-390 Millennium. As sete opções assinadas sob essa estrutura refletem o crescente interesse europeu nesta aeronave de última geração e um compromisso compartilhado em modernizar as capacidades de transporte aéreo tático em todo o continente.

 

A cerimônia ocorreu na Base Aérea de Uppsala, organizada pelo Comandante da Força Aérea Sueca, Major General Jonas Wikman, e contou com a presença de Pål Jonson, Ministro da Defesa da Suécia, juntamente com representantes de defesa de outros operadores do C-390, como Holanda, Brasil, Áustria, Portugal, Hungria e República Tcheca.

 

Com esta aquisição, a Suécia se torna mais um membro da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) a se juntar à parceria estratégica já estabelecida pela Holanda e Áustria, que encomendaram coletivamente nove C-390s em 2024.

 

Ao escolher o C-390 Millennium, a Suécia aumentará suas capacidades operacionais e interoperabilidade, ao mesmo tempo em que se beneficia das sinergias europeias em treinamento e suporte ao ciclo de vida.

 

"Esta aquisição é um grande marco na modernização e fortalecimento da Força Aérea Sueca. Com o C-390 Millennium, acredito que aumentaremos nossa eficiência operacional ao mesmo tempo em que aprimoraremos a interoperabilidade com nossos parceiros europeus", diz Pål Jonson, Ministro da Defesa da Suécia.

 

"Estamos honrados em dar as boas vindas à Suécia como parte da família C-390 Millennium", afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. "Essa parceria reforça a crescente reputação da aeronave como o novo padrão para transporte aéreo tático na Europa e entre as nações da OTAN. Com o C-390 Millennium, a Embraer reuniu o melhor da tecnologia aeroespacial para fornecer à Suécia uma aeronave capaz de realizar as missões mais exigentes - a qualquer hora, em qualquer lugar."

 

"Desde 2024, entendemos o quanto o C-390 representa um ativo estratégico para aprimorar nossas capacidades operacionais. Estamos muito satisfeitos em contar com a Suécia entre nossos parceiros – um país renomado por sua expertise em operações aéreas. Juntos, faremos o melhor uso desta aeronave de próxima geração para fortalecer a segurança em toda a Europa", diz Gijs Tuinman, Ministro de Aquisições de Armamentos e Pessoal da Holanda.

 

"Estamos muito satisfeitos em dar as boas-vindas à Suécia em nossa parceria europeia. Juntos, estabeleceremos novos padrões de eficiência e interoperabilidade para cumprir missões ainda mais exigentes nas próximas décadas", afirma o Tenente-General Harald Vodosek, Diretor Nacional de Armamentos das Forças Armadas Austríacas.

 

Desde a entrada em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, com a Força Aérea Portuguesa em 2023 e, mais recentemente, com a Força Aérea Húngara em 2024, o C-390 Millennium comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A frota atual em operação demonstrou uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%.

 

O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida, solo e cascalho.

 

A aeronave configurada com equipamento de reabastecimento ar-ar, com a designação KC-390, já provou sua capacidade de reabastecimento aéreo tanto como avião-tanque quanto como receptor, neste caso recebendo combustível de outro KC-390 usando pods instalados sob as asas.

 

************************

 

Embraer registra 62 aeronaves entregues no 3º trimestre, superando marca do 3T24

 

São Paulo (SP), 2 de outubro de 2025 – A Embraer (NYSE: ERJ / B3: EMBR3), uma das líderes globais da indústria aeroespacial, entregou 62 aeronaves no 3T25. O resultado foi marginalmente superior aos do 2T25 e 3T24, quando as entregas somaram 61 e 59 aeronaves, respectivamente.

 

Durante o 3T25, foram entregues 20 novos jatos comerciais – mais da metade (11) do modelo E195-E2, o maior avião do segmento em produção pela Embraer. No período, a performance da Aviação Comercial superou o resultado do 2T25 e do 3T24, quando foram registradas 19 e 16 entregas, respectivamente. 

 

A Aviação Executiva realizou 41 entregas, versus 38 jatos entregues no 2T25 e 41 no 3T24. O destaque do trimestre ficou com o Phenom 300, o jato leve mais veloz em produção e líder de mercado por 13 anos consecutivos, com 20 unidades entregues.

 

No segmento de Defesa & Segurança, a companhia entregou 1 modelo KC-390 Millennium, aeronave de transporte militar de última geração, completando o total de 62 aviões entregues pela companhia no trimestre.

 

Para 2025, a Embraer projeta entregar entre 77 e 85 aeronaves na Aviação Comercial (ponto médio 10% acima do ano anterior) e entre 145 e 155 unidades na Aviação Executiva (ponto médio 15% superior na comparação anual).

 

 

Embraer avança em estudos com SAF após aquisição 

do biocombustível da Vibra.

 

Testes de compatibilidade do combustível sustentável com materiais das aeronaves serão intensificados a partir de agora.

 

São José dos Campos (SP), 25 de setembro de 2025 – A Embraer (NYSE: ERJ/B3: EMBR3) vai acelerar os estudos para que suas aeronaves possam voar com combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês) inteiramente de origem renovável, sem mistura com combustíveis fósseis. O avanço tem relação com a primeira aquisição de um lote 100% SAF pela companhia no Brasil, viabilizada pela Vibra, maior distribuidora de combustíveis e uma das maiores empresas de energia do Brasil. Com a amostra, serão intensificados os testes em torno da reação de diferentes materiais presentes nos aviões durante o contato prolongado com o biocombustível.

 

“O acesso ao SAF no Brasil garante maior dinamismo na condução dos testes, realizados na sede da Embraer. Com mais esta ação, ficamos mais próximos da meta de ter nossas aeronaves aptas a operar com combustível 100% SAF até 2030”, afirma o Global Head de ESG na Embraer, André Tachard.

 

Apesar do grande potencial para a produção de SAF, o Brasil ainda não conta com o produto em larga escala. Por essa razão, os estudos da Embraer a respeito vinham sendo realizados apenas por meio de laboratórios nos Estados Unidos e na Europa. Além dos custos e dos processos administrativos envolvidos, havia outra dificuldade: a venda do SAF somente em grandes volumes, desproporcionais às necessidades reduzidas da rotina laboratorial.

 

Com a primeira aquisição desse lote no Brasil, a Embraer está testando a compatibilidade do SAF inteiramente de origem renovável com materiais não metálicos. O objetivo é observar o comportamento deles quando em contato direto com o biocombustível de maneira persistente, considerando especificidades dos tanques de asa nos jatos comerciais, executivos e militares. Os resultados vão contribuir com a discussão pública sobre aspectos técnicos importantes para todo o segmento de aviação.

 

“Parcerias como a que temos com a Embraer são fundamentais para acelerar a transição energética na aviação. Ao viabilizar o acesso ao SAF no Brasil, estamos não apenas contribuindo com os estudos técnicos de uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo, mas também fomentando o desenvolvimento de um mercado estratégico para a descarbonização do setor”, afirma Marcelo Bragança, vice-presidente de Operações da Vibra.

 

O biocombustível que está em teste na Embraer foi importado da Bélgica e está disponível na base localizada no aeroporto Tom Jobim (GIG), no Rio de Janeiro. O local recebeu a certificação ISCC (International Sustainability & Carbon Certification) EU e CORSIA, que garante o rastreio da sustentabilidade de toda a cadeia de fornecimento do produto, incluindo a distribuição por meio da BR Aviation, unidade de negócios da Vibra para serviços de abastecimento de aeronaves.

 

O SAF tem potencial para reduzir as emissões de carbono na indústria aeroespacial em até 80% em comparação ao combustível tradicional. Atualmente, todas as aeronaves da Embraer estão aptas a operar com uma mistura de até 50% desse combustível. Nos últimos anos, a companhia avançou nos estudos para que seus aviões possam voar com 100% de SAF, visando à meta de obter a certificação para tanto até 2030.

 Embraer e SNC assinam 

acordo de compra do A-29 Super Tucano.

 

  • A compra do A-29 marca um novo acordo de vendas em apoio à crescente demanda por aeronaves de Ataque Leve e ISR.
  • Esta venda antecede uma encomenda que será feita por meio do programa Foreign Military Sales.

 

National Harbor, EUA 23 de setembro de 2025 - A Embraer (NYSE: ERJ/ B3: EMBR3), líder global na indústria aeroespacial, e a SNC, líder mundial em aeroespacial e segurança nacional dos EUA, anunciaram hoje, durante a Conferência Air, Space & Cyber da Air & Space Forces Association (AFA), um acordo firmado para a venda de uma aeronave A-29 Super Tucano para a SNC. A venda antecede uma encomenda que será feita por meio do programa do governo norte-americano Foreign Military Sales (Vendas Militares Estrangeiras).

 

O investimento inicial da SNC nesta aeronave permite que o parceiro estrangeiro das empresas inicie imediatamente o treinamento de pilotos após a esperada adjudicação do contrato. Isso também reduz o tempo para a Capacidade Operacional Inicial (IOC) em até um ano. A aeronave será fabricada na linha de produção de defesa da Embraer, localizada em Jacksonville, Flórida. Ao longo de uma década, a SNC e a Embraer trabalharam para entregar quase 50 aeronaves de combate multimissão para forças aéreas em todo o mundo.

 

“É com grande satisfação que acompanhamos a contínua história de sucesso do A-29, fabricado nos Estados Unidos. O Super Tucano se destaca por oferecer capacidades de ataque leve e multimissão inigualáveis, sendo eficaz e acessível para atender às necessidades das Forças Armadas dos EUA e Aliadas. Paralelamente, estamos confiantes de que nosso relacionamento com a SNC, que já dura mais de 10 anos, continuará a se expandir, especialmente porque um número crescente de clientes FMS demonstra uma demanda cada vez maior por essa capacidade”, diz Frederico Lemos, Vice-Presidente Comercial da Embraer Defesa & Segurança.

 

“A SNC é conhecida por investir cedo e frequentemente em programas nos quais acreditamos, para acelerar o progresso e o desempenho de modo a beneficiar quem está na linha de combate”, afirma Jon Piatt, Vice-Presidente Executivo da SNC. “Ao buscar proativamente esta aeronave, temos o prazer de proporcionar uma IOC mais rápida e um tempo de treinamento aumentado para os pilotos que, em breve, voarão esta aeronave. Há muito tempo conhecemos os benefícios do A-29 Super Tucano e, com a crescente demanda FMS em todo o mundo, temos orgulho de continuar oferecendo esta aeronave excepcional aos EUA e seus aliados, e esperamos continuar nosso relacionamento de longa data com a Embraer.”

 

O A-29 Super Tucano é uma aeronave turboélice versátil e potente, conhecida por seu design robusto e durável, que permite realizar operações a partir de pistas não pavimentadas e em bases avançadas em ambientes austeros e terrenos acidentados. É o líder global em sua categoria, com mais de 600.000 horas de voo.

 

A aeronave cumpre uma ampla gama de missões, como treinamento avançado de pilotos, apoio aéreo aproximado (CAS, na sigla em inglês), patrulha aérea, interdição aérea, treinamento JTAC, inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR, na sigla em inglês) armado, vigilância de fronteiras e escolta aérea. Devido a essa combinação inigualável de capacidades e flexibilidade operacional, combinada com seu custo de ciclo de vida econômico, o Super Tucano foi selecionado por 22 forças aéreas em todo o mundo. Mais recentemente, as empresas entregaram três aeronaves A-29 Super Tucano para a missão de Conselheiro de Aviação de Combate (CAA, na sigla em inglês) para o Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA (AFSOC, na sigla em inglês).

 

É também a aeronave multimissão mais eficaz em sua categoria, equipada com tecnologia de ponta para identificação precisa de alvos, sistemas de armas e um conjunto abrangente de comunicações. Sua capacidade é aprimorada por sistemas aviônicos HMI avançados integrados a uma estrutura robusta, capaz de operar em pistas não pavimentadas, em ambientes austeros e com pouca infraestrutura. Além disso, a aeronave tem requisitos de manutenção reduzidos, oferece altos níveis de confiabilidade, disponibilidade e integridade estrutural, com baixos custos operacionais.

 

***********************

Santiago (Chile), 22 de setembro de 2025 – A LATAM Airlines Group S.A. (NYSE: LTM; SSE: LTM) e suas afiliadas anunciaram hoje um acordo com a Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMBR3) e planos para expandir a conectividade na América do Sul, por meio da aquisição de até 74 aeronaves Embraer E195-E2 de corredor único. O pedido inclui 24 entregas firmes e 50 opções de compra. As entregas das 24 aeronaves começarão no segundo semestre de 2026, inicialmente para a LATAM Airlines Brasil e, posteriormente, com o potencial de incluir outras afiliadas do grupo.

 

A iniciativa reforça o investimento contínuo do grupo LATAM no fortalecimento de suas operações domésticas e regionais, apoiando-se no crescimento constante e com rentabilidade alcançado nos últimos quatro anos. A nova frota aumentará a flexibilidade nos hubs do grupo LATAM, permitindo ao grupo atender novos destinos e ampliar as opções de viagem para seus clientes. O pedido firme das 24 aeronaves está avaliado em aproximadamente US$ 2,1 bilhões (preço de tabela).

 

Conforme declarado na divulgação dos resultados do grupo LATAM no exercício de 2024, a companhia possui uma política financeira com métricas que incluem alavancagem e liquidez. Este novo investimento em frota está em conformidade com a atual Política Financeira, sem expectativa de mudanças na mesma.

 

“Nos últimos quatro anos, o grupo LATAM tem se concentrado na expansão de sua malha aérea doméstica e regional, criando a forma mais abrangente e integrada de viajar dentro da América do Sul. A decisão do grupo LATAM é baseada na excelente eficiência do Embraer E195-E2 e sua versatilidade, que nos permitirão seguir em nossa trajetória de crescimento com rentabilidade, ampliando essa conectividade por meio da abertura de novos destinos, oferecendo ainda mais opções aos nossos passageiros, aproximando comunidades e impulsionando também o desenvolvimento econômico e social”, afirma Roberto Alvo, CEO do LATAM Airlines Group.

 

“Essa parceria estratégica com o grupo LATAM reflete a necessidade da companhia aérea em escolher a aeronave mais eficiente e adequada para complementar sua frota e apoiar seu próximo ciclo de crescimento na América do Sul. O E195-E2 permitirá que as afiliadas da LATAM conectem mais destinos com a capacidade certa, ao mesmo tempo em que oferecem maior conforto aos passageiros. Estamos extremamente orgulhosos de que o grupo LATAM tenha feito a melhor escolha para avançar na conectividade da região e para o futuro que construiremos juntos”, afirma Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer.

 

Equipado com tecnologia de ponta, o Embraer E195-E2 combina custo competitivo por assento, maior eficiência no consumo de combustível e mais conforto aos passageiros graças à sua configuração 2-2. Movido por motores Pratt & Whitney GTF e com aerodinâmica avançada e a mais recente tecnologia fly-by-wire, a aeronave proporciona até 30% de redução no consumo de combustível por assento em comparação com modelos da geração anterior.

 

Os E195-E2 integrarão a frota do grupo LATAM, que atualmente é composta por 362 aeronaves: 283 Airbus narrow-bodies, 3 Airbus wide-bodies em leasing de curto prazo, 56 Boeing wide-bodies e 20 cargueiros Boeing. Desde 2021, o grupo LATAM ampliou sua malha aérea de 129 para 160 destinos de passageiros  um aumento de 24% – reforçando o seu contínuo investimento no fortalecimento das operações em toda a região.

 

Washington, Estados Unidos, 10 de setembro de 2025 – A Avelo Airlines fez um pedido firme de 50 jatos Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMBR3) E195-E2, com direitos de compra para mais 50, apoiando a estratégia da companhia aérea de oferecer viagens acessíveis e convenientes nos Estados Unidos. As entregas têm início previsto para primeiro semestre de 2027. O valor de tabela do pedido é de US$ 4,4 bilhões, excluindo os direitos de compra.

 

A Avelo será a primeira companhia aérea dos EUA a operar a maior e mais avançada aeronave comercial da Embraer, estabelecendo um marco significativo para o Programa E2. Os E195-E2 modernizarão a frota da Avelo, complementando seus Boeing 737NGs, enquanto ampliam a eficiência de custos e o alcance da malha aérea.

 

O desempenho excelente em pistas curtas do E2 é viabilizado pelo E2TS (Sistema de Decolagem Aprimorado da Embraer). Essa tecnologia proprietária única da Embraer apoiará a abertura de novos mercados para a Avelo, além de ampliar a eficiência em muitos dos aeroportos já atendidos pela companhia aérea. Além do E2TS, o alcance da aeronave, sua eficiência de combustível e seu baixo nível de ruído tornam o E195-E2 a aeronave ideal para apoiar a Avelo na expansão de sua malha aérea.

 

“Estamos entusiasmados com a parceria com a Embraer e por trazer o melhor avião narrowbody de pequeno porte do mercado para os Estados Unidos. Nossos clientes poderão aproveitar o conforto dos assentos 2x2, as tomadas individuais, os bagageiros espaçosos e a cabine silenciosa do E2. O desempenho excepcional, o porte e a eficiência da aeronave fazem dela a escolha perfeita para o crescimento futuro da nossa malha de voos regulares. A indústria aérea nos Estados Unidos está evoluindo e o E2 se encaixa perfeitamente na nossa visão e no papel único da Avelo nessa evolução”, afirma Andrew Levy, fundador e CEO da Avelo Airlines.

 

“O E195-E2 é um divisor de águas para as companhias aéreas que desejam crescer de forma lucrativa enquanto elevam a experiência dos passageiros”, disse Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial. “A Avelo está complementando sua frota de aeroanves narrowbody com o E195-E2, líder em sua categoria. Seu consumo de combustível extremamente eficiente, sua operação silenciosa e a capacidade de operar em pistas curtas permitirão a abertura de novos mercados, otimizando a capacidade em toda a sua malha aérea  – tudo isso com uma cabine muito apreciada pelos passageiros”.

 

 

 

Panamá assina contrato para a aquisição do Super Tucano como nova plataforma aérea do Serviço Nacional Aeronaval

 

Panamá se torna oitavo país latino-americano a escolher o A-29 Super Tucano como principal aeronave para a vigilância e proteção do país 

 

Gavião Peixoto, Brasil, 04 de setembro de 2025 – A Embraer (NYSE: ERJ/ B3: EMBR3), uma das líderes globais na indústria aeroespacial, e o Panamá, concluíram a assinatura do contrato para a aquisição de quatro aeronaves A-29 Super Tucano. A frota será operada pelo Serviço Nacional Aeronaval do Panamá (SENAN) como nova plataforma de vigilância e proteção. 

 

“É uma honra para a Embraer ver mais um país da América Latina escolher o A-29 Super Tucano para alavancar as suas capacidades de vigilância, reconhecimento e proteção. A escolha do Panamá pelo Super Tucano, líder mundial em sua categoria, com certeza será um forte aliado para apoiar o país na sua missão de manter a soberania nacional”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. 

 

O anúncio faz parte do programa de estruturação e expansão da capacidade operacional da entidade e beneficiará amplamente o projeto de segurança nacional em andamento no país. Com a assinatura do contrato, o Panamá se torna a oitava nação da América Latina a escolher o A-29 Super Tucano, junto a Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e República Dominicana. 

 

O Super Tucano é líder global em sua categoria com mais 600.000 horas de voo. Atualmente, 22 forças aéreas já selecionaram o Super Tucano e outras nações já mostraram seu interesse pela plataforma devido à combinação de confiabilidade, disponibilidade, robustez e baixos custos operacional. 

 

O Super Tucano é projetado para forças aéreas que buscam uma solução comprovada, abrangente, eficiente, confiável e econômica em uma única plataforma, aliada a uma grande flexibilidade operacional. A aeronave atua em uma ampla gama de missões, como patrulha aérea, operações especiais, coordenador aéreo e tático (TAC), IVR, vigilância e monitoramento de fronteiras, controle de atividades ilícitas, reconhecimento, escolta aérea, treinamento básico, operacional e avançado de Pilotos.

Jatos Embraer E190-E2 e E195-E2 recebem Certificação de Tipo da Autoridade de Aviação Civil da África do Sul.

 

São José dos Campos, Brasil – 3 de setembro de 2025 – A família E-Jets E2 da Embraer recebeu a Certificação de Aceitação de Tipo da Autoridade de Aviação Civil da África do Sul (SACAA, na sigla em inglês). Este é mais um marco significativo no sucesso global da família de aeronaves, reforçando sua adequação para o mercado africano.

 

“Esta certificação abre novas oportunidades para a aeronave, que já alcançou sucesso significativo em todo o mundo”, afirma Stephan Hannemann, Vice-Presidente Sênior para África e Oriente Médio da Embraer Aviação Comercial. “Os passageiros poderão experimentar o conforto líder de sua classe do E2 muito em breve.”

 

A família de jatos E2 da Embraer oferece flexibilidade operacional para as companhias aéreas, com adequação da capacidade à demanda, aumento de frequências e aperfeiçoamento da conectividade. Atualmente, o E190-E2 e o E195-E2 são as aeronaves de corredor único mais eficientes em termos de combustível, oferecendo uma melhoria de 17,3% e 29% na eficiência por assento, respectivamente, em comparação com a geração anterior de E-Jets.

 

O anúncio vem em seguida do anúncio de uma expansão significativa da frota da Airlink, a principal companhia aérea da África do Sul, que finalizou recentemente um contrato de leasing com a Azorra para dez novos jatos Embraer E195-E2. As primeiras entregas são esperadas ainda este ano, e com previsão de serem finalizadas até 2027. Essas aeronaves acomodarão até 136 passageiros em uma configuração confortável 2x2 da Embraer, apoiando o crescimento da Airlink em rotas de alta densidade e emergentes na África Subsaariana.

 

“A Embraer está estabelecida de maneira sólida como líder de mercado no segmento de até 150 assentos na África, uma região chave para nós. A Airlink é nossa cliente de longa data e estamos muito satisfeitos com a notícia de que a companhia aérea será a primeira operadora do E2 na África do Sul. Este jato de corredor único é o mais eficiente e sob medida para apoiar os planos ambiciosos de crescimento da Airlink em toda a África Austral”, afirma Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.

 

“A aceitação de tipo pela SACAA na África do Sul representa um marco importante para nós, enquanto preparamos para a entrega e entrada em serviço do Embraer E195-E2 de última geração, equipado com os motores da Pratt & Whitney. A capacidade e o alcance adicionais do E2 permitirão que a Airlink responda ao aumento da demanda em algumas de nossas rotas de maior demanda, além de ampliar nossa malha aérea, proporcionando conexões confortáveis para clientes em novos mercados", diz o CEO da Airlink, de Villiers Engelbrecht.

 

O processo de aceitação de tipo foi apoiado de maneira próxima pela Pratt & Whitney, parceira de motores da Embraer, já que os motores PW1900G de próxima geração do E2 foram certificados em paralelo na África do Sul. Com a certificação da SACAA em vigor, os jatos E2 da Embraer estão prontos para desempenhar um papel fundamental na formação do futuro da aviação na África do Sul e região.

São José dos Campos, Brasil, 7 de agosto de 2025 - A Airlink e a Azorra finalizaram um acordo de leasing para dez novos jatos Embraer E195-E2, com a primeira entrega estimada para o final deste ano. O acordo vem após a seleção anunciada dos E195-E2s pela Airlink, com sede em Joanesburgo e a principal companhia aérea de serviço completo da África do Sul.

 

A Azorra, empresa de leasing, financiamento e gestão de ativos com sede em Fort Lauderdale (Flórida), fornecerá as novas aeronaves que aumentarão a frota atual de 68 jatos da Airlink. As entregas dos dez E195-E2s deverão começar ainda este ano e têm conclusão estimada para 2027. A Airlink é cliente da Embraer desde 2001. 

 

As novas aeronaves terão um layout confortável de classe única com 136 assentos na configuração 2x2. Os jatos proporcionarão à Airlink um aumento de capacidade e de alcance, ampliando sua competitividade em rotas de alta densidade e criando oportunidades para novas rotas em mais destinos na África Subsaariana.

 

A Airlink otimizará custos com o alto grau de comunalidade operacional, de manutenção, de treinamento e de equipamentos entre seus E-Jets existentes e os novos E2s. Isso inclui, por exemplo, os cockpits, os procedimentos operacionais, entre outros, além de facilitar a entrada em serviço.

 

“Este é um momento marcante e desafiador para a Airlink. Marcante porque representa o início de uma nova fase de desenvolvimento e crescimento da nossa companhia, consolidando-a como a líder na África Austral e região. Desafiador porque há muito a ser feito nas próximas semanas antes da entrada em operação da primeira aeronave, prevista para dezembro. Tenho plena confiança de que a equipe da Airlink, como sempre, entregará com excelência,” afirma Villiers Engelbrecht, CEO da Airlink.

 

“Este é um passo em nossa parceria com a Airlink que nos deixa entusiasmados. A adição do E195-E2 à sua frota destaca nosso compromisso compartilhado com a eficiência operacional, o crescimento sustentável e o aumento da capacidade e do serviço. Temos orgulho de trabalhar ao lado da Embraer e da Pratt & Whitney para trazer jatos de próxima geração para a Airlink, apoiando uma conectividade aprimorada em toda a África,” diz John Evans, CEO da Azorra.

 

“Temos orgulho em fortalecer nossa parceria de longa data com a Airlink, dando mais um passo rumo ao futuro com o E195-E2. Este jato de corredor único é o mais eficiente de sua categoria e ideal para apoiar os planos de expansão da companhia aérea na África Austral. Estamos entusiasmados para ver o E2 nas cores da Airlink, oferecendo desempenho, conforto e sustentabilidade incomparáveis,” afirma Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.


EMBRAER DIVULGA RESULTADOS DO 2T25

 

DESTAQUES:

 

  • Estimativas para 2025 reiteradas: entregas da Aviação Comercial entre 77 e 85 aeronaves, e entregas da Aviação Executiva entre 145 e 155 aeronaves. Receita total da empresa entre US$7,0 e US$7,5 bilhões, margem EBIT ajustada entre 7,5% e 8,3% e fluxo de caixa livre ajustado de US$200 milhões ou maior para o ano. A companhia destaca que os resultados do segundo trimestre não foram significativamente impactados pelas tarifas aplicadas pelos Estados Unidos (EUA).

 

  • As receitas totalizaram R$10,3 bilhões no segundo trimestre – um recorde histórico para o 2º trimestre – e +30,9% na comparação anual (2T25 x 2T24).

 

  • O EBIT ajustado atingiu R$1,1 bilhão com margem de +10,6% no 2T25 (+9,2% no 2T24).

 

  • O fluxo de caixa livre ajustado sem Eve foi de R$(1,0) bilhão durante o 2T25, resultado decorrente da preparação para um maior número de entregas de aeronaves nos próximos trimestres.

 

  • A Embraer entregou 61 aeronaves no 2T25, sendo 19 jatos comerciais (10 E2s e 9 E1s) e 38 jatos executivos (21 leves e 17 médios), enquanto Defesa entregou 4; +30% acima das 47 aeronaves entregues no ano anterior.

 

  • A carteira total de pedidos atingiu US$29,7 bilhões no 2T25 e superou o recorde histórico. Para mais informações consulte nosso relatório de Carteira de Pedidos & Entregas 2T25.

 

Português: https://embraer.bynder.com/share/187A5788-58D1-4891-BF60755426C02FAD/

_________________________________________________________________________________________

Embraer desenvolverá ampla parceria industrial com a Lituânia e visa fortalecer presença na Europa.

 

  • Embraer está ativamente engajada com a indústria lituana para estabelecer cooperação de longo prazo com foco em tecnologia aeroespacial e de defesa
  • Áreas de cooperação incluem manutenção, reparo, revisão (MRO), engenharia, inovação e gestão da cadeia de suprimentos.

 

Vilnius, Lituânia, 1º de agosto de 2025 — A Embraer (NYSE: ERJ / B3: EMBR3), uma das líderes globais na indústria aeroespacial, está trabalhando com a indústria lituana para estabelecer uma cooperação de longo prazo nos setores aeroespacial e de defesa. Esta parceria segue a decisão da Lituânia ao selecionar, em junho de 2025, a aeronave de transporte militar de última geração C-390 Millennium. 

 

Nas últimas semanas, uma delegação de especialistas da Embraer viajou pela Lituânia para se reunir com parceiros industriais locais e visitar várias instalações. Suas experiências abrangem diversas áreas-chave, como manutenção, reparo e revisão (MRO, em inglês), engenharia, inovação, desenvolvimento tecnológico e gestão da cadeia de suprimentos.

 

"Nos reunimos com várias empresas lituanas e conhecemos suas expertises e capacidades", disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. "Contribuiremos para as capacidades de defesa da Lituânia com a aeronave C-390 Millennium e, também, apoiaremos o desenvolvimento industrial e tecnológico do país".

 

Desde os anos 2000, a Embraer Defesa & Segurança tem aumentado constantemente sua presença na Europa por meio de investimentos estratégicos em empresas de defesa, estabelecendo instalações industriais e expandindo sua rede de fornecedores. Notavelmente, mais de 40% da cadeia de suprimentos do C-390 é proveniente de parceiros europeus.

 

Recentemente, a Embraer lançou vários projetos importantes de cooperação industrial com Portugal, Holanda, Áustria, República Tcheca e Suécia. A idealização da Embraer Defesa Europa, com sede em Lisboa, Portugal, demonstra ainda mais o compromisso contínuo da empresa de colaboração com a União Europeia e a OTAN. Isso inclui planos para estabelecer centros de treinamento do C-390 e aprofundar as relações com instituições de defesa em toda a região. 



As discussões sobre a cooperação industrial entre a Lituânia e a Embraer refletem os objetivos estratégicos idealizados pelo Ministério da Defesa e pelo Ministério da Economia e Inovação da Lituânia, com o objetivo de construir uma base industrial de defesa resiliente e pronta para o futuro, bem como a cooperação com instituições de ensino e pesquisa.

 

O C-390 Millennium é uma aeronave de última geração projetada para operar em ambientes austeros e sob condições exigentes, oferecendo velocidade, capacidade de carga útil superiores e flexibilidade de missão.

 

Sua seleção posiciona a Lituânia entre o crescente número de aliados europeus e da OTAN, incluindo Portugal, Eslováquia, Hungria, Holanda, Áustria, República Tcheca e Suécia, que também escolheram o KC-390 para modernizar suas forças aéreas. Ao adotar o KC-390 Millennium, a Lituânia aprimorará significativamente suas capacidades operacionais, com a garantia de que todas as necessidades operacionais e suporte vitalício para a aeronave podem ser fornecidos inteiramente na Europa. 

 

Desde sua entrada em operação em 2019, o C-390 Millennium provou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A frota atual em operação demonstrou uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%.

 

O C-390 Millennium é capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de carga e tropas, evacuação médica, busca e salvamento (SAR), combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida, solo e cascalho. A aeronave configurada com equipamento de reabastecimento aéreo (AAR), com a designação KC-390, já provou sua capacidade tanto como reabastecedora quanto como receptora, neste caso recebendo combustível de outro KC-390, utilizando pods instalados sob as asas.

**************************************************************

 

30/07/2025 As ações da Embraer (EMBR3) foram destaque nesta quarta, depois que a Casa Branca oficializou a isenção de tarifas para componentes específicos da indústria aeronáutica brasileira. A medida, que veio na ordem executiva divulgada hoje, alivia a pressão sobre a operação da companhia, que tem parte da sua produção nos EUA e depende da importação de peças-chave do Brasil.


O mercado reagiu rapidamente, EMBR3 chegou a disparar mais de 11% no intraday, com forte fluxo comprador. A leitura foi clara: a isenção tirou da mesa o risco de um impacto direto nas margens e nos prazos de entrega. Mesmo sem abranger as aeronaves inteiras, o alívio nas peças já foi suficiente para destravar valor e trazer respiro para o papel, que vinha sofrendo com o noticiário das últimas semanas.


Essa virada reforça o peso da Embraer na engrenagem industrial americana. A movimentação do CEO nos bastidores, com reuniões em Washington e articulação política, se provou eficiente. A empresa jogou o jogo certo, soube se posicionar como parceira estratégica dos EUA e colheu o resultado.


Na minha visão, foi uma defesa de histórica. A Embraer conseguiu desarmar um risco relevante e ainda sair fortalecida. Mostrou resiliência, entregou resultado político e, e ainda, reposicionou o papel para o investidor que busca qualidade com preço.

Rodrigo Vignoli, Sales de Renda Variável da InvestSmart XP

 

 

Máxima histórica: Embraer encerra 2T25 com carteira de pedidos de US$29,7 bilhões.

 

  • Aviação Comercial atinge maior carteira de pedidos em 8 anos, totalizando US$13,1 bilhões e o índice de pedidos para vendas da divisão foi de 1,8 vez nos últimos 12 meses.
  • E175 alcança marco importante: 1.000 unidades vendidas desde seu lançamento em 2005;
  • Aviação Executiva entrega 38 aeronaves no trimestre, com aumento de 41% em relação ao mesmo período de 2024;
  • Carteira de Defesa & Segurança atinge US$4,3 bilhões, o dobro do valor do ano passado;
  • Serviços & Suporte registra novo recorde na carteira de pedidos, com alta de 55% em relação ao ano anterior.

 

São Paulo (SP), 21 de julho de 2025 – A Embraer (NYSE: ERJ / B3: EMBR3), uma das líderes globais na indústria aeroespacial, registrou uma carteira de pedidos de US$29,7 bilhões no segundo trimestre de 2025 (2T25) – o maior nível já registrado pela empresa.

 

A companhia entregou 61 aeronaves no 2T25 considerando todas as suas unidades de negócios. O resultado representa um aumento de 30% em relação ao 2T24, quando foram entregues 47 aviões, e mais que o dobro do número registrado no 1T25, com 30 aeronaves. 

A Aviação Comercial atingiu a maior carteira de pedidos em 8 anos, totalizando US$13,1 bilhões (o recorde anterior foi de US$13,4 bilhões no 4T17). O valor representa um crescimento de 31% em relação ao 1T25 e de 16% em comparação com o 2T24. Além do forte desempenho em vendas, a unidade de negócios celebrou o marco de 1.000 unidades vendidas do E175 desde seu lançamento em 2005.

 

Durante o trimestre, a Embraer recebeu um pedido firme da SkyWest para 60 aeronaves E175, com direitos de compra para mais 50 unidades. No mesmo período, a Scandinavian Airlines (SAS) firmou um acordo para a aquisição de 45 aeronaves E195-E2, com direitos de compra para mais 10 unidades – o maior pedido de jatos feito pela SAS diretamente a um fabricante nos últimos 30 anos. O índice de pedidos para vendas da divisão foi de 1,8 vez nos últimos 12 meses.

 

No 2T25, a unidade de negócios entregou 19 novas aeronaves, exatamente em linha com o número de aeronaves entregues no 2T24. No primeiro semestre de 2025, as entregas totalizaram 26 aeronaves, o equivalente a 32% do ponto médio da estimativa anual de 2025 (entre 77 e 85) – 3 pontos percentuais abaixo da média de 35% registrada para o período nos últimos 5 anos.

 

Os modelos entregues durante o trimestre foram o E175 para a Republic Airlines (5), SkyWest (2) e Horizon Air (2), o E190-E2 para a Azorra (1), e o E195-E2 para Aercap (3), Azorra (2), Mexicana (1), Royal Jordanian (1), Binter (1) e ICBC (1). A companhia espera que suas iniciativas de nivelamento da produção gerem resultados mais concretos neste segundo semestre de 2025 e em 2026.

 

A Aviação Executiva registrou uma carteira de pedidos de US$7,4 bilhões no 2T25 – alta de 62%em relação ao mesmo período do ano anterior (2T24), mas com leve queda de 2% em relação ao trimestre anterior (1T25). As entregas somaram 38 jatos no período, 41% superior aos 27 jatos entregues no 2T24. No primeiro semestre de 2025, as entregas totalizaram 61 aeronaves, o equivalente a 41% do ponto médio da estimativa anual de 2025 (entre 145 e 155), 8 pontos percentuais acima da média de 32% registrada para o período nos últimos 5 anos.

Em Defesa & Segurança, a carteira de pedidos encerrou o 2T25 em US$4,3 bilhões, 3% acima do trimestre anterior e o dobro do valor registrado há um ano. A unidade de negócios entregou 4 aeronaves A-29 Super Tucano para a Força Aérea Paraguaia no período.

 

Os destaques da divisão incluem o anúncio da Lituânia de que o C-390 Millennium foi selecionado para reforçar a prontidão militar do país, e a decisão de Portugal de adquirir uma sexta aeronave KC-390 Millennium. Além disso, a Embraer e a Força Aérea Portuguesa pretendem incluir 10 opções de compra no contrato atual, visando a aquisições futuras por países europeus ou membros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

 

A seleção do C-390 Millennium pela Suécia (4 unidades) e pela Eslováquia (3 unidades), o pedido adicional de Portugal (1 unidade) e os A-29 Super Tucano para o Panamá (4 unidades) não foram incluídos na carteira de pedidos, pois os contratos ainda não estão em vigor.

*Inclui apenas ordens de A-29 Super Tucano em 2024 e 2025. Até o final de 2023, o total de 264 aeronaves havia sido entregue.

*Inclui apenas ordens de A-29 Super Tucano em 2024 e 2025. Até o final de 2023, o total de 264 aeronaves

 havia sido entregue.

Serviços & Suporte aumentou sua carteira de pedidos para US$4,9 bilhões – uma alta relevante de 55% em relação ao ano anterior e um crescimento de 5% em relação ao trimestre anterior, impulsionados por diversos contratos firmados durante o 2T25.

 

No subsegmento de Aviação Comercial, a unidade de negócios assinou um novo contrato de manutenção com a CommuteAir para suas novas instalações no Aeroporto Perot Field Alliance, em Fort Worth, Texas. A divisão também implantará um novo simulador de voo completo em Madri para clientes da família E2, em parceria com a CAE. Por fim, a parceria com a Regional One foi ampliada com a adição de 2 conversões de passageiros para cargueiros (P2F), dobrando os pedidos existentes para 4 unidades – a Bridges Air Cargo será o cliente de lançamento do produto. Em paralelo, Virgin Australia, Amelia, Air Montenegro e Hunnu Air assinaram novos contratos do Pool Program.

 

No tema conectividade, a unidade de negócios oferecerá a solução Gogo Galileo HDX para clientes do Phenom 300 no pós-venda, por meio de um Certificado de Tipo Suplementar (STC, na sigla em inglês) desenvolvido em parceria com a Gogo. E a Viasat instalará conectividade de internet avançada nos jatos E190 da Aeromexico, ampliando ainda mais a oferta de wi-fi rápido para os passageiros.

 

____________________________________________________________________________________________________________

 

Embraer e Força Aérea Portuguesa celebram marcos importantes com a entrega do terceiro KC-390 e voo inaugural do A-29N

 

  • Terceiro KC-390 Millennium junta-se à frota operacional de Portugal
  • Primeiro A-29N da Força Aérea Portuguesa (FAP) completa primeiro voo e inicia campanha de testes
  • KC-390 e A-29N da FAP realizam voo histórico em formação

 

Gavião Peixoto, Brasil, 17 de julho de 2025 – A Embraer (NYSE: ERJ/ B3: EMBR3), uma das líderes globais na indústria aeroespacial, e a Força Aérea Portuguesa (FAP), comemoram hoje dois marcos importantes para os programas KC-390 Millennium e A-29N Super Tucano: a entrega da terceira aeronave KC-390 Millennium para a FAP e o lançamento da campanha de testes em voo do A-29N, celebrado com a realização de um voo histórico em formação com ambas as aeronaves.

 

O terceiro KC-390 faz parte de um acordo entre a Embraer e governo português que resultará na aquisição de seis aeronaves em operação, com dez opções de compra adicionais disponíveis para aliados europeus e nações membros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). O primeiro A-29N faz parte de uma encomenda feita em 2024 para 12 unidades, tornando Portugal o cliente de lançamento da variante do Super Tucano concebida para atender aos requisitos da OTAN.

 

“Reconhecer o rápido e constante progresso de ambos os programas nos dá uma sensação de realização e grande satisfação, que nos permite prosseguir com a visão de ter uma Força Aérea mais moderna, capaz e interoperável. A entrega do terceiro KC-390 aumentará nossa capacidade operacional e, simultaneamente, consolidará a experiência na aeronave, rumo ao atingimento da Capacidade Operacional Plena e estabelecerá novas fronteiras na utilização desta plataforma. O lançamento da campanha de ensaios em voo do A-29N demonstra que estamos em um bom caminho para obter uma plataforma diferenciada, com uma configuração idealizada pela Força Aérea Portuguesa, que comprovará sua capacidade em treinamento avançado e utilização operacional”, afirmou o Major-General da Força Aérea Portuguesa João Nogueira, Diretor do Programa KC-390.

 

“Estamos orgulhosos de contribuir de forma efetiva para melhorar as capacidades operacionais da FAP com o KC-390 e o A-29N. Esta entrega e o voo conjunto representam marcos importantes que refletem nosso compromisso em apoiar Portugal na área da defesa com soluções eficientes e inovadoras, sempre apoiadas na nossa sólida parceria de longa data”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

 

O KC-390 Millennium pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de carga e tropas, evacuação médica, busca e salvamento (SAR), combate a incêndios e missões humanitárias operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida, solo e cascalho. A aeronave também pode ser configurada com equipamento de reabastecimento aéreo (AAR), tanto como reabastecedora quanto como receptora.

 

Trata-se de uma aeronave revolucionária que atende totalmente aos padrões e requisitos da OTAN. Além de Portugal, diversos aliados europeus e da OTAN – incluindo Hungria, Holanda, Áustria, República Checa, Suécia, Eslováquia e Lituânia – selecionaram o KC-390 para modernizar as suas forças aéreas. No total, 11 países escolheram essa aeronave de última geração, incluindo Brasil e Coreia do Sul.

 

O A-29 Super Tucano é uma aeronave versátil e comprovada, oferecendo grande flexibilidade operacional. Ele pode realizar uma ampla gama de missões, incluindo apoio aéreo tático, patrulha aérea, operações especiais, interdição aérea, JTAC, controle aéreo avançado (FAC), coordenação tática (TAC), ISR armado, vigilância de fronteiras, reconhecimento, escolta aérea e treinamento em todos os níveis - do básico ao avançado, incluindo transição para caças de superioridade aérea e treinamento JTAC / LIFT e FAC. 

 

A variante A-29N Super Tucano contará com aviônicos avançados, sistemas de comunicação específicos da OTAN e outros recursos não divulgados modificados para atender às necessidades operacionais da OTAN.

 

Recentemente, a frota global de A-29 ultrapassou 600.000 horas de voo. Com mais de 290 unidades encomendadas, o A-29 já foi selecionado por 22 forças aéreas em todo o mundo.

Embraer oferece bolsas de R$ 5 mil para formar mestres em Engenharia Aeronáutica

 

Programa de especialização é realizado em parceria com o ITA e reúne estudantes de todo o Brasil

 

São José dos Campos (SP), 2 de julho de 2025 – Estão abertas as inscrições para a nova turma do Programa de Especialização em Engenharia (PEE) da Embraer (NYSE: ERJ/B3: EMBR3), iniciativa de aceleração de carreira para engenheiras e engenheiros de quase 30 especialidades diferentes. Realizado em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o curso recruta pessoas de todas as regiões do Brasil e vai oferecer bolsa mensal inicial de R$ 5 mil a 45 novos mestrandos. 

 

“O desenvolvimento de pessoas é um investimento estratégico e uma das marcas da cultura da Embraer’, diz a vice-presidente de Pessoas, ESG e Comunicação Corporativa da Embraer, Andreza Alberto. “Ao final do mestrado, a chance de contratação desses novos talentos pela empresa é elevada: fica acima de 96%. Até hoje, mais de 1.600 egressos da iniciativa passaram a integrar nosso time, com o desafio de nos ajudar a projetar o futuro da aviação.”

 

Durante 18 meses, os candidatos aprovados participam de aulas de forma presencial em São José dos Campos (SP), na sede da Embraer e no ITA, e parcialmente remota. O conteúdo é aplicado por profissionais das duas instituições e consultores contratados. Os alunos completam a formação com o título de mestrado profissional em Engenharia Aeronáutica, reconhecido pelo Ministério da Educação. 

 

Para esta edição, podem se inscrever profissionais que se graduaram em Engenharia nos anos de 2023, 2024 ou 2025 nas modalidades: Aeronáutica ou Aeroespacial, Ambiental, Automobilística Civil, Computação, Controle e Automação, Elétrica, Eletrônica, Energia, Física, Manufatura, Manutenção, Materiais, Mecânica, Mecatrônica, Metalúrgica, Minas, Naval, Nuclear, Petróleo, Produção, Química, Robótica, Sistemas, Softwares e Telecomunicações, e Transporte. É necessário nível de inglês avançado.

 

As inscrições seguem abertas até 7 de setembro pelo link embraer.com/pee . As aulas começam em fevereiro de 2026, com o pagamento de bolsas mensais de R$ 5 mil, reajustadas em 20% no segundo ano de curso. Os alunos também ganham como benefícios convênio médico e odontológico, seguro de vida e vale-alimentação.

SkyWest faz Pedido Firme de 60 aeronaves Embraer

 

Paris Le Bourget, França, 18 de junho de 2025 – A Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMBR3) recebeu um pedido firme da SkyWest (NASDAQ: SKYW) para 60 aeronaves, com direitos de compra para 50 jatos adicionais. As entregas das aeronaves começarão em 2027. O preço de lista do contrato de pedido firme para 60 aeronaves, que será incluído na carteira de pedidos da Embraer do segundo trimestre, é de US$ 3,6 bilhões.

 

Com uma frota de 263 aeronaves e uma carteira de pedidos de 16 jatos, a SkyWest Airlines é a maior proprietária e operadora de E-Jets do mundo. Este pedido avança essa posição ainda mais.

 

"Como a maior proprietária e operadora de E175 em todo o mundo, temos a satisfação de continuar a expandir nossa frota de E175 e de aprimorar nossa presença nos dois segmentos. Este pedido nos permite avançar em nossa estratégia de frota de longo prazo e continuar a entregar o principal produto regional da indústria," afirma Chip Childs, Presidente e CEO da SkyWest.

 

"Estamos entusiasmados em continuar nossa parceria de longa data com a SkyWest Airlines com este grande pedido. O E175 é a base fundamental da aviação regional na América do Norte, e este pedido reforça a confiança da SkyWest no desempenho, confiabilidade e conforto de passageiros de nossas aeronaves. Queremos apoiar o crescimento e o sucesso da SkyWest nos próximos anos," afirma Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.

 

A Embraer e a SkyWest têm trabalhado em colaboração próxima por quase 40 anos, com início em 1986, quando a companhia norte-americana adquiriu cinco aeronaves EMB-120 Brasília. No final de 1997, a SkyWest celebrou seu 25º aniversário, enquanto já operava mais de 40 aeronaves EMB-120. Em 2013, a parceria foi renovada com a compra de 100 E175s. Hoje, a SkyWest é a maior operadora do E175, com mais de 260 aeronaves da Embraer.

E175_Plus_Skywest_3-720x405-3e0e5a45-cd74-430f-8940-22eb3147642f.jpg

 

 

 

 

 

Embraer apresenta Phenom 300E e Praetor 600

no Catarina Aviation Show

 

  • Phenom 300E é o jato leve mais veloz em produção, com velocidade de cruzeiro de Mach 0,8 e capaz de voar sem escalas entre São Paulo e Manaus
  • Praetor 600 é o jato executivo com maior alcance da categoria super-médio, capaz de voar sem escalas de Londres a Nova York ou de São Paulo a Miami

 

São José dos Campos (SP), 2 de junho de 2025 – A Embraer retorna ao Catarina Aviation Show, de 5 a 7 de junho, em São Roque (SP). A empresa levará ao evento o Phenom 300E, jato leve mais vendido do mundo por 13 anos consecutivos, e o Praetor 600, jato super-médio mais disruptivo e tecnologicamente avançado. Com um forte ritmo de vendas e entregas, a Embraer continua acelerando o crescimento de sua participação no mercado e explorando novas maneiras de oferecer a melhor experiência em aviação executiva.

 

O Phenom 300E é o jato leve mais veloz em produção, com velocidade de cruzeiro de Mach 0,8 e capaz de voar sem escalas entre São Paulo e Manaus. A aeronave apresenta o melhor desempenho de subida e o menor custo operacional da categoria. O Phenom 300E é capaz de voar a 45.000 pés (13.716 metros), impulsionado por dois motores Pratt & Whitney Canada PW535E1 com 3.478 libras de empuxo cada. O cockpit aprimorado permite operação com apenas um piloto e oferece o avançado Prodigy Touch Flight Deck, baseado na aclamada suíte de aviônicos Garmin 3000. O jato oferece o Runway Overrun and Awareness Alerting System (ROAAS) da Embraer e também o autothrottle, que facilitam o trabalho dos pilotos. A aeronave oferece recursos normalmente encontrados apenas em classes superiores, como reabastecimento de ponto único, lavatório com serviço externo e a maior escada de entrada da categoria.

 

Além disso, o Phenom 300E oferece uma cabine espaçosa com o Embraer DNA Design, filosofia de design de interiores líder de mercado, e seu compartimento de bagagem está entre os maiores de sua categoria. As maiores janelas da classe oferecem iluminação natural abundante na cabine, bem como no banheiro privativo. O conforto dos assentos, reclináveis e com capacidade de movimento total, é reforçado pela melhor pressurização entre os jatos leves (altitude máxima da cabine de 6.600 pés). O Phenom 300E possui zonas de temperatura distintas para pilotos e passageiros, guarda-roupa, refreshment center, opções de comunicação de voz e dados e sistema de entretenimento.

 

O Praetor 600 é o jato executivo com maior alcance da categoria super-médio, capaz de voar sem escalas de Londres a Nova York ou de São Paulo a Miami. É a aeronave mais avançada tecnologicamente em sua categoria, sendo a única a oferecer comandos de voo completamente digitais (full fly-by-wire) e redução ativa de turbulência, assim como o upper tech panel, exclusivo no segmento, e conexao de internet via banda Ka, com conectividade semelhante à usada em casa. O Embraer DNA Design explora com excelência todas as dimensões do interior, incluindo cabine com piso plano e 1,83 metro de altura, assentos totalmente reclináveis, que se convertem em camas de mais de 2 metros de comprimento, e lavatório a vácuo. A altitude de cabine de 5.800 pés, complementada por um interior silencioso, estabelece o mais alto padrão na experiência do cliente no segmento. O maior compartimento de bagagem da classe é complementado por um guarda-roupas generoso localizado no toalete.  

_____________________________________________________________________

 

Embraer lança programa de estágio com bolsas de até R$ 2.400 para estudantes de todo o Brasil.

 

São 200 vagas disponíveis para alunos do ensino técnico e universitários de Tecnologia, Administração e Engenharia.

 

 

São José dos Campos (SP), 12 de maio de 2025 – A Embraer (NYSE: ERJ/B3: EMBR3), líder global na indústria aeroespacial, está com inscrições abertas para uma nova edição de seu programa de estágio. São 200 vagas disponíveis para estudantes do ensino superior cursando Tecnologia, Administração ou Engenharia e alunos do ensino técnico. Os aprovados vão receber mensalmente bolsas de até R$ 2.400, além de benefícios.

 

“A Embraer está em uma nova fase de crescimento sustentável para os próximos anos, apoiada nos pilares de inovação e eficiência. Para construir esse futuro da aviação sustentável, buscamos talentos alinhados a essa visão e interessados em fazer parte de um ambiente de intenso aprendizado, colaboração e troca cultural com pessoas de outros países”, diz a vice-presidente de Pessoas, ESG e Comunicação Corporativa da Embraer, Andreza Alberto.

 

Metade das 200 vagas será direcionada a grupos sub-representados: mulheres, pessoas negras/pardas e pessoas com deficiência (PCDs), como forma de estimular a diversidade e a inclusão. Para participar do processo seletivo, os candidatos devem se inscrever pelo link embraer.com/estagio2025 até 25 de maio, para depois passarem por testes e dinâmicas online. Há oportunidades para estudantes de todo o Brasil.

 

Em agosto e setembro, os aprovados começam a trabalhar, com remuneração, benefícios e direito a recesso remunerado no fim do ano, além das férias. Durante a jornada na empresa, esses novos colegas vão desenvolver habilidades técnicas por meio de projetos de estágio relacionados a desafios reais do negócio – que complementam o aprendizado obtido em atividades diárias – e também habilidades comportamentais.

 

A Embraer é reconhecida pela Great Place to Work (GPTW), devido à alta qualidade do seu ambiente de trabalho. A certificação é resultado de uma pesquisa global que avalia a satisfação dos colaboradores – de forma voluntária e anônima – quanto a diferentes aspectos corporativos.

 

 

São Paulo, 22 de abril de 2025 – A Embraer (NYSE: ERJ / B3: EMBR3), líder global na indústria aeroespacial, registrou uma carteira de pedidos de US$ 26,4 bilhões no primeiro trimestre de 2025 – valor que supera o recorde histórico estabelecido no trimestre anterior.

 

A empresa entregou 30 aeronaves no primeiro trimestre de 2025. O resultado ficou 20% acima do registrado no mesmo trimestre do ano passado (1T24), quando 25 aviões foram entregues. As entregas do 1T25 correspondem a 13% do ponto médio (231 aeronaves) da estimativa da companhia para 2025 (entre 222 e 240 jatos), considerando Aviação Comercial mais Aviação Executiva. Portanto, acima da média dos últimos cinco anos, de 11% para o período.

 

Na Aviação Comercial, a carteira de pedidos totalizou US$ 10,0 bilhões no 1T25 – 2% abaixo do resultado do último trimestre. O pedido da ANA Holdings Inc. de 15 aeronaves E190-E2 com opções para 5 jatos adicionais será incluído provavelmente na carteira de pedidos do segundo semestre de 2025, quando o contrato final for assinado.

 

A unidade de negócios entregou 7 novas aeronaves no primeiro trimestre de 2025 –atingindo 9% do ponto médio (81 aeronaves) da projeção da empresa para o ano (entre 77 e 85 neste segmento). O desempenho da divisão ficou ligeiramente abaixo da média de 12% de primeiros trimestres nos últimos 5 anos, refletindo os desafios contínuos da cadeia de suprimentos. Destacamos que no trimestre não foi possível entregar 2 aeronaves adicionais devido a problemas comerciais. Os modelos entregues no período foram: o E175, para American Airlines (2), Republic Airlines (1) e Horizon Air (1), e o E195-E2, para Porter (1), Aercap (1) e Azorra (1). Esperamos que nossos esforços de nivelamento de produção gerem resultados mais tangíveis no 2T25, no 2º semestre do ano e no início de 2026.

 

Na Aviação Executiva, a carteira de pedidos atingiu novo recorde no 1T25, de US$ 7,6 bilhões, 3% acima do recorde anterior, estabelecido no 4T24. A unidade de negócios entregou 23 jatos no primeiro trimestre deste ano: 14 aeronaves na categoria leve e 9 na categoria média. O número de entregas foi 28% superior aos 18 jatos do primeiro trimestre de 2024 e representa 15% do ponto médio (150 aeronaves) da projeção anual (entre 145 e 155 para este segmento). O percentual está acima da média dos últimos 5 anos, de 11% para o primeiro trimestre.

 

Em fevereiro, as aeronaves da série Phenom 300 foram novamente reconhecidas como os jatos leves mais vendidos e entregues do mundo pelo 13º ano consecutivo, de acordo com a General Aviation Manufacturers Association (GAMA). Os dados da instituição também confirmaram o modelo como o bimotor a jato mais entregue pelo 5º ano seguido.

 

Em Defesa & Segurança, a carteira de pedidos ficou em US$ 4,2 bilhões no 1T25. A Força Aérea Uruguaia (FAU) e o Ministério da Defesa Nacional (MDN) do Uruguai converteram opções de compra de 5 aeronaves A-29 Super Tucano em pedidos firmes durante o período. A conversão faz parte de um compromisso assinado em agosto de 2024, quando a FAU anunciou pedido firme para 1 aeronave, além das opções que agora foram convertidas. O acordo também inclui equipamentos de missão, serviços de logística integrada e um simulador de voo.

 

As seleções do KC-390 Millennium pela Suécia (4) e Eslováquia (3), e do A-29 Super Tucano por Portugal (12) e Panamá (4) não constam na carteira de pedidos, uma vez que os contratos ainda não estão efetivos.

 

Em Serviços & Suporte, a carteira de pedidos permaneceu estável, com US$ 4,6 bilhões no 1T25. A Airlink, companhia aérea premium da África do Sul, foi o destaque do período devido a um acordo para suporte no gerenciamento de peças de reposição, com cobertura para todas as 68 aeronaves da Embraer que integram a frota da empresa. O acordo tornará a Airlink a primeira cliente africana do ECIP - Embraer Collaborative Inventory Planning (Programa de Planejamento Colaborativo de Estoques da Embraer), otimizando níveis de estoque e reduzindo custos operacionais da companhia.

 

_____________________________________________________________________________

LOTAMS 1.jpg
LOTAMS 2.jpg

Varsóvia, Polônia, 15 de abril de 2025 – A Embraer (NYSE: ERJ / B3: EMBR3), líder global na indústria aeroespacial, anunciou hoje que a LOTAMS se tornará o primeiro Centro de Serviço Autorizado da Embraer (EASC, na sigla em inglês) da Europa para a família de aeronaves E2, após a conclusão do processo de autorização e auditoria conduzido pela Autoridade de Aviação Civil da Polônia. A LOTAMS, uma das principais fornecedoras de serviços de manutenção, reparo e revisão (MRO, na sigla em inglês) da Europa, possui bases em toda a Polônia, e atende a algumas das maiores companhias aéreas do mundo. A LOTAMS será o primeiro EASC na Europa para os jatos E2, fornecendo verificações de rotina; manutenção programada e não programada; e reparos de componentes.

 

Após 10 anos de colaboração, a Embraer e a LOTAMS formalizaram sua relação de MRO em 2012, com a LOTAMS se tornando um Centro de Serviço Autorizado da Embraer para aeronaves ERJ-145 e E-Jets de primeira geração. Desde então, a LOTAMS atendeu E-Jets da Embraer de companhias aéreas de toda a Europa, com uma média de 250.000 horas/ano em verificações de manutenção pesada e de linha – acumulando cerca de três milhões de horas até o momento. Com o volume significativo de atendimento, a LOTAMS é um dos principais MROs da Europa para os jatos da Embraer, com cinco posições dedicadas à manutenção de E-Jets e planos de adicionar outras, com o objetivo de atender à crescente frota de E2 na região.

 

“Estamos gratos pela oportunidade de participar deste projeto e pela certificação de nossas instalações como um Centro de Serviço Autorizado da Embraer para os jatos E2. Esse projeto é uma continuidade da longa cooperação estabelecida desde o início da LOTAMS. Com o processo de certificação concluído, estamos prontos para fornecer serviços de manutenção para a frota de jatos E2 em toda a Europa", afirma Ewa Kołowiecka, CEO da LOTAMS.

 

“Nossa colaboração com a LOTAMS se estende por décadas, resultando em milhões de horas de trabalho de alta qualidade. A aprovação da LOTAMS como o primeiro Centro de Serviço Autorizado da Embraer qualificado para atender aos jatos E2 da Europa é fruto do relacionamento forte e duradouro que temos. Damos as boas-vindas à LOTAMS e aguardamos com expectativa o início da manutenção da frota E2 na capital da Polônia", disse Carlos Naufel, Presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte.