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IATA destaca as prioridades em serviços de apoio em solo.

 

14 de maio de 2025 (Nairóbi) – A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) destacou quatro prioridades para os serviços de apoio em solo durante a Conferência de Serviços de Apoio em Solo da IATA, que teve início hoje em Nairóbi, com apoio da Kenya Airways:

  • Incorporar a segurança em todas as ações
  • Promover a padronização global
  • Aprimorar as operações de movimentação de bagagens
  • Construir um futuro sustentável e inclusivo

“Os serviços de apoio em solo são essenciais para a aviação. Eles garantem a segurança, promovem a eficiência e impactam a experiência do passageiro. Com o aumento da complexidade do ambiente operacional atual – tempos de preparação da aeronave mais curtos, pressão regulatória e o esforço para a descarbonização –, o setor deve se unir para incorporar a segurança em cada ação, acelerar a padronização global e construir um caminho mais sustentável e inclusivo”, declara Monika Mejstrikova, Diretora de Operações em Solo da IATA.
 

Incorporar a segurança em cada ação

A segurança é a principal prioridade da aviação. A IATA destacou três áreas cruciais de ação para aprimorar a segurança e o desempenho dos serviços em solo.:

 

  • Uso de dados para melhorar a segurança 
    “Pela primeira vez, incluímos fatalidades relacionadas a operações em solo envolvendo aeronaves em nossa taxonomia global de segurança. Com isso, temos uma visão mais clara dos riscos e os dados para agir nessa questão. Dados obtidos dos programas Incident Data Exchange (IDX) e Accident Data Exchange (ADX) da IATA já ajudaram a atualizar os procedimentos de segurança no Ground Operations Manual. A mensagem é clara: quanto mais dados compartilhamos, mais seguros nos tornamos”, relata Mejstrikova.

    Os dados do IDX e do ADX apoiaram atualizações importantes de segurança no IGOM - IATA Ground Operations Manual, incluindo a delimitação mais clara das “zonas proibidas ao toque”, verificações obrigatórias de freios, procedimentos de pushback mais seguros e protocolos aprimorados para aeronaves com Unidades de Potência Auxiliares (APUs) inoperantes ou freios em alta temperatura. Os requisitos de segurança contra incêndio, posicionamento de calços e sensores também foram atualizados. Essas mudanças são ações direcionadas e baseadas em dados e seu impacto depende da ampla participação do setor. A IATA pede que mais empresas aéreas e prestadores de serviços em solo compartilhem dados sobre eventos de segurança para tornar as operações em solo ainda mais segura.

     
  • Transição para equipamentos de apoio em solo (GSE) aprimorados 
    Os GSEs aprimorados, equipados com sensores de proximidade, representam um marco para a segurança em rampas. Para acelerar a adoção, a IATA lançou o Enhanced GSE Recognition Program em 2024. Desde então, 98 frotas de serviços em solo foram registradas e 28 estações reconhecidas. A partir de abril de 2025, as declarações serão obrigatórias em todos as localidades com certificação ISAGO, com critérios ampliados para incluir equipamentos de mobilidade.

    “A adoção de GSEs aprimorados é um passo para reduzir danos em solo e melhorar a segurança na pista. É um exemplo claro de como os equipamentos mais inteligentes levam a operações mais seguras”, comenta Mejstrikova.

     
  • Adoção do padrão X565 da IATA para aumentar a precisão dos dados de peso e balanceamento
    Dados precisos de peso e balanceamento são essenciais para preparações seguras e eficientes das aeronaves. O novo padrão X565 da IATA automatiza a troca de dados e já foi adotado por empresas como o Grupo Lufthansa e a Flydubai, com o apoio da Boeing e Airbus. A IATA também está finalizando o padrão de Instruções e Reconciliação Eletrônica de Carga (ELIR - Electronic Load Instruction and Reconciliation), com lançamento previsto para este ano e os primeiros resultados mostrando redução nos erros e atrasos.

    “A digitalização dos processos de peso e balanceamento é uma das maneiras mais eficazes de aprimorar a segurança e a confiabilidade no preparo das aeronaves. Pedimos que mais empresas aéreas, prestadores de serviços em solo e fabricantes adotem esses padrões e ajudem a acelerar operações mais seguras e inteligentes”, afirma Mejstrikova.

 

Padronização global de processos
Os padrões globais são a base das operações seguras e eficientes. Duas ferramentas essenciais para os prestadores de de serviços em solo (GHSPs) são: o Ground Operations Manual (IGOM) e o IATA Safety Audit for Ground Operations (ISAGO)

  • ISAGO: Em 2024, o ISAGO atingiu o recorde de 400 estações credenciadas, com mais de 170 empresas aéreas utilizando os relatórios de auditoria e mais de 50 órgãos reguladores e aeroportos integrando o ISAGO às suas estruturas de monitoramento. Isso ajudou a evitar 545 auditorias internas, agilizar 359 decisões de aquisição e reduzir o tempo de auditoria em 350 estações – gerando a economia combinada de US$ 8,7 milhões para empresas aéreas e GHSPs. Um modelo ISAGO atualizado será lançado em meados de 2025, com auditorias conduzidas por um único auditor, verificações remotas de documentação, listas de verificação atualizadas e taxas reduzidas.
     
  • IGOM: Para apoiar a adoção do IGOM, o novo Portal Operacional (OPS), que antes era o portal IGOM, já é utilizado por 221 empresas aéreas e 259 prestadores de serviços em solo para análise de lacunas e benchmarking, com funcionalidades expandidas que abrangem treinamento, segurança e movimentação de carga. A participação mais ampla nessas ferramentas aumentará o seu valor em todo o setor. O portal OPS conta com mais de 240 empresas aéreas , 322 GHSPs e já foram publicadas 312 análises de lacunas.

Aprimorar as operações de movimentação de bagagens
As operações de bagagens estão sendo modernizadas de acordo com o 10-year Global Baggage roadmap, que utiliza mensagens digitais, rastreamento de ponta a ponta e automação. Esse serviço inclui suporte para a implementação da Resolução 753, ferramentas de prevenção de fraudes e atualizações dos principais padrões de movimentação de bagagens. Juntas, essas iniciativas ajudarão a criar uma experiência mais segura e descomplicada para os passageiros. 

 

“Operações modernas de movimentação de bagagens são essenciais para a jornada do passageiro. O roteiro Global Baggage nos aproximará dos serviços digitais automatizados de bagagem que os viajantes desejam”, declara Mejstrikova. 
 

Construir um caminho sustentável e inclusivo
Construir um caminho sustentável e inclusivo é uma prioridade fundamental para as operações em solo. As prioridades do setor incluem: 

  • Eletrificação de equipamentos de apoio em terra (GSE): Os GSEs podem reduzir as emissões em até 48% em cada preparo de aeronave. Para apoiar essa mudança, a IATA publicou diretrizes que abrangem planejamento operacional, gerenciamento de baterias, disponibilidade da infraestrutura e segurança, além de ferramentas de modelagem econômica para decisões de investimento mais inteligentes.
  • Acessibilidade: Garantir acessibilidade integrada em toda a jornada é uma prioridade do setor. A IATA está trabalhando com agências reguladoras e fabricantes para aprimorar as diretrizes de manuseio para mais de 400 tipos de dispositivos de auxílio à mobilidade, muitos deles movidos por baterias de lítio.
  • Operações de movimentação de bagagens: As operações de movimentação de bagagens também estão sendo modernizadas de acordo com um roteiro de 10 anos, que utiliza mensagens digitais, rastreamento de ponta a ponta e automação. Isso inclui apoio à implementação da Resolução 753, ferramentas de prevenção a fraudes e atualizações nos principais padrões de movimentação de bagagens. Juntas, essas iniciativas ajudarão a criar uma experiência mais segura e descomplicada para os passageiros.

 

 

Aeroportos de Jericoacoara e Canoa Quebrada serão administrados pela Dix

Concessão tem como objetivo garantir melhorias operacionais e ampliar a conectividade aérea dos dois polos turísticos.

A Dix Aeroportos, empresa pertencente ao grupo pernambucano Agemar, venceu a licitação promovida pelo Governo do Estado do Ceará para a operação, administração e manutenção dos aeroportos de Jericoacoara, localizado no município de Cruz, e de Canoa Quebrada, no município de Aracati.

 

A partir do dia 30 deste mês, a empresa assumirá oficialmente a gestão dos dois terminais, que são considerados fundamentais para o fortalecimento do turismo e do desenvolvimento econômico do litoral cearense. O resultado foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 15 de abril.

 

A concessão tem como objetivo garantir melhorias operacionais e ampliar a conectividade aérea dos dois polos turísticos. “Vamos trabalhar para promover um serviço mais eficiente e atrativo para passageiros e companhias aéreas”, afirma o diretor da empresa, Manoel Ferreira Júnior.



Com experiência consolidada no setor, a Dix Aeroportos já administra importantes terminais no Brasil. Entre os destaques estão os aeroportos internacionais de Belém (PA) e Macapá (AP), operados pelo consórcio Novo Norte, liderado pela Dix.

 

No arquipélago de Fernando de Noronha (PE), a empresa também é responsável pela gestão do aeroporto local, onde está investindo de R$ 57 milhões na construção de um novo terminal de passageiros, com conclusão prevista para 2026.

 

Além desses, a Dix opera aeroportos regionais em Pernambuco, como os de Caruaru, Serra Talhada, Garanhuns e Araripina. A empresa ainda integra, junto com a Socicam, o consórcio que administra 11 aeroportos no interior do estado de São Paulo.

 

 

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Turkish Airlines

 

Turkish Airlines celebra um novo marco na aviação europeia

Operações com três pistas independentes começam no Aeroporto de Istambul, hub da companhia aérea, e ampliam capacidade operacional de 120 para 148 movimentos por hora.

 

 

A Turkish Airlines, reconhecida pelo Guinness World Records® como a companhia aérea que voa para mais países no mundo, celebra um marco histórico na aviação turca com o início oficial das operações com três pistas independentes no Aeroporto de Istambul (iGA – código IST) — o primeiro da Europa a adotar esse modelo. A inovação fortalece o papel do aeroporto como hub global da companhia e consolida a Turquia como referência em conectividade aérea internacional. 

Três aeronaves da Turkish Airlines decolaram simultaneamente durante a cerimônia de inauguração, evidenciando a sofisticação da infraestrutura aeroportuária do país. Estiveram presentes para testemunhar o momento, o Ministro dos Transportes e Infraestrutura da Turquia, Abdulkadir Uraloglu, do diretor-geral da Autoridade Estatal de Aeroportos (DHMI), Enes Çakmak, do presidente do Conselho da Turkish Airlines, Prof. Ahmet Bolat, e do membro do conselho do iGA, Mehmet Kalyoncu, entre outras autoridades. 

“O sistema de pistas triplas independentes representa um marco não apenas para a Turquia, mas para toda a aviação europeia”, afirmou o Ministro Abdulkadir Uraloglu. “Com isso, o Aeroporto de Istambul se consolida entre os mais avançados do mundo em capacidade operacional. Combinado à localização estratégica entre continentes, o novo modelo amplia o papel do aeroporto no transporte aéreo global.” 

presidente do Conselho da Turkish Airlines, Prof. Ahmet Bolat, destacou: “Temos orgulho de fazer parte desse momento histórico. O uso simultâneo das três pistas aumenta nossa eficiência operacional e nos aproxima ainda mais de nossa meta de crescimento sustentável.” 

Segundo Mehmet Kalyoncu, membro do conselho do Aeroporto de Istambul iGA“mais do que um feito técnico, este é um avanço estratégico. Com o novo sistema, nossa capacidade operacional sobe de 120 para 148 movimentos por hora, impactando positivamente não só a aviação turca, mas também o espaço aéreo europeu. Istambul deixa de ser apenas um destino e se firma como um hub global.” 

Para a Turkish Airlines, o novo sistema traz benefícios imediatos: redução no tempo de taxiamento, menos atrasos e maior pontualidade. A melhoria na performance operacional também está alinhada às metas ambientais da companhia, contribuindo para a redução de emissões de carbono. 

Com o objetivo de atender até 200 milhões de passageiros, o Aeroporto de Istambul segue se posicionando como um dos maiores hubs de conexão do mundo. Ao mesmo tempo, a Turkish Airlines reforça seu compromisso com a excelência em conectividade, serviços e infraestrutura moderna, priorizando partidas e chegadas pontuais — fator essencial para a experiência do cliente e a eficiência financeira da operação, que hoje conta com mais de mil voos diários. 

Este marco reafirma a liderança da Turkish Airlines na aviação global e o protagonismo da Turquia como elo entre continentes. 

 

GRU Airport mira ampliação dos serviços e participa de encontro global do setor da aviação.
Concessionária marca presença em encontros que focam em novos negócios. Estratégia faz parte dos avanços previstos no pacote de R$ 1,4 bilhão anunciados para investimentos em melhorias de infraestrutura, expansão e melhor experiência dos passageiros.

GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto de Guarulhos — o maior e mais movimentado do país — participa, neste mês de abril, de importantes eventos do setor.

O primeiro deles é o Passenger Terminal Expo 2025. O encontro reúne anualmente mais de 10 mil visitantes, expositores e palestrantes para discutir relações comerciais globais, com foco em alternativas e inovações que impactam positivamente a experiência e os serviços oferecidos aos passageiros, bem como a evolução da aviação no mundo. O evento, que foi realizado em Madri, na Espanha, com a participação de representantes de mais de 120 países.

“Participar desses congressos nos coloca frente a importantes tomadores de decisão e líderes do setor, que podem nos impulsionar tanto em negócios e inovações quanto no nosso maior foco hoje, que é a conectividade e experiência do passageiro. O Aeroporto de Guarulhos já é uma potência em conexões e o mais expressivo da América do Sul. Porém, aqui temos a oportunidade de estabelecer ideias e levar novidades em negócios para crescermos ainda mais globalmente”, afirma Thiago Araujo, Gerente Comercial de Varejo de GRU Airport .

A concessionária também participa da Intermodal South America 2025, a maior e mais representativa feira do setor de logística, intralogística, transporte de cargas e comércio exterior. São quase 50 mil visitantes e expositores de todo o mundo apresentando as novidades e soluções para o setor. O Aeroporto de Guarulhos é o principal hub do Brasil no segmento de e-commerce internacional e doméstico, concentrando quase a totalidade das remessas internacionais processadas pelos Correios. 

A GRU Airport também marcará presença na WTM Latin America 2025, realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagem nos dias 14 a 16 de abril, em São Paulo. O evento é voltado ao turismo nacional e discute iniciativas e avanços promovidos em conjunto. Além de aeroportos, também participarão companhias aéreas e empresas do setor de turismo.

Para aportar novos negócios, rotas e inovações voltadas aos passageiros, GRU Airport anunciou, neste ano, um investimento de R$ 1,4 bilhão para aprimorar a experiência dos visitantes. Os recursos serão destinados a obras de ampliação e modernização da infraestrutura do aeroporto. Todos os anos, mais de 800 rotas nacionais e internacionais passam por Guarulhos. Somente em 2024, mais de 43,6 milhões de passageiros embarcaram ou desembarcaram no aeroporto com mais de 100 destinos.

 

 

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Catarina Aviation Show 2025 dobra área de exposição de aeronaves e atrai mais marcas.

Evento considerado referência da aviação executiva será realizado de 5 a 7 de junho, em São Paulo

A próxima edição do Catarina Aviation Show se consolidará como a maior desde o lançamento do evento. Em 2025, a área para a exposição de aeronaves será ampliada e, com isso, o espaço total do encontro aumentará de 8 mil m² de 2024 para aproximadamente 17 mil m² neste ano.

O crescimento se dá devido ao aumento de fabricantes de aeronaves e lançamentos que serão feitos nesta quarta edição. Isso em um momento de expansão no mercado de jatos executivos, que deve movimentar US$ 1,31 bilhão até 2029 na América Latina. O Brasil, vale destacar, lidera o ranking dos países com mais aeronaves do segmento na região, segundo dados da Mordor Intelligence, empresa global de pesquisas de mercado.

Com expectativa de receber seis mil convidados e 70 marcas expositoras, o país consolida seu protagonismo no setor e a feira reafirma a sua posição como uma das principais do mundo. “Nosso objetivo é ser o principal palco de lançamentos de aeronaves, especialmente os heavy jets, de toda a América Latina”, afirma Vinnicius Vieira, diretor do Catarina Aviation Show, que é realizado pela JHSF em parceria com a NürnbergMesse Brasil.

Ronie Wiston Guimarães, Diretor Geral do São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, local onde o encontro é realizado, destaca o perfil único do evento. “Diferentemente de outras exposições internacionais, o Catarina Aviation Show foi idealizado em torno do lifestyle JHSF, em especial dos proprietários de aeronaves, trazendo empresas que se conectam diretamente a esse universo”.

Além das aeronaves, as embarcações que estrearam com sucesso no evento do ano passado voltarão a esta edição com mais modelos expostos. Elas se juntam a novas grifes de veículos especiais, varejo e serviços como compartilhamento de aeronaves que também escolheram o Catarina Aviation Show para lançar seus produtos e serviços para o segmento de alta renda. 

Entre as marcas confirmadas até o momento estão Bombardier, Sertrading, Comexport, Leonardo e Junkers. “Em alguns dias, divulgaremos novos expositores, atrações e novidades que certamente surpreenderão o mercado”, garante Vinnicius.

O Catarina Aviation Show 2025 será realizado de 5 a 7 de junho, no São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, a pouco mais de 30 minutos da capital paulista. O evento é exclusivo para convidados, com controle de acesso e segurança.

 

 

 



GRU Airport realiza campanha de doação de sangue.

Ação será realizada em parceria com o Pró-Sangue e aberta a comunidade aeroportuária e passageiros.

 

 A GRU Airport, expedição do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, promoverá a primeira campanha de doação de sangue de 2025, nos dias 22 e 23 de abril. Das 9h às 15h, a comunidade aeroportuária e passageiros que circularem pelo aeródromo poderão participar. Realizada em parceria com a Fundação Pró-Sangue, a ação ocorrerá no auditório do Check-in B, localizado no Mezanino do Terminal 2.
 

"Esta já é a sexta ação de coleta viabilizada pelo GRU Airport. Em 2024 , foram coletadas 267 bolsas de sangue que têm capacidade para ajudar mais de 1 mil pessoas. Fazer essa parceria e envolver a comunidade aeroportuária é motivo de muito orgulho para GRU", afirma Georges Chaoubah, diretor de operações da transação.
 

Os interessados devem atender aos critérios de estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg, não apresentar sintomas gripais e levar documento de identidade original, com foto recente. É importante que o doador esteja alimentado, não sendo necessário jejum para realizar a ação. Recomenda-se apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e 12 horas sem ingerir bebidas alcoólicas. Quem doar também receberá liberação de duas horas no estacionamento.
 

Vale ressaltar que as pessoas que viajam para estados brasileiros com alta prevalência de malária ou outros países endêmicos devem aguardar 30 dias após o retorno para doar. Os viajantes internacionais costumam ter um período de inaptidão de 30 dias após o retorno ao país. Em caso de dúvidas acesse o site: Link 
 

“A parceria com o Aeroporto Internacional de São Paulo é de longa data e tem nos trazido muitos doadores que abraçaram a causa e repetem o gesto a cada nova edição. São 6 anos de muito empenho e grandes resultados, que nos ajudam a abastecer as 80 instituições de saúde da rede pública de São Paulo”, assinala a Dra. Sandra Esposti, médica responsável pelas Coletas Externas da Fundação Pró-Sangue.

 

Serviço

Campanha de doação de sangue

- Data: 22 e 23 de abril

- Hora: 9h às 15h

- Local: Auditório do Check-in B do Terminal 2 (mezanino), próximo ao restaurante Mania de Churrasco

-Estacionamento: Bolsão Standard Terminal 2 (liberação de duas horas, mediante apresentação do voucher da campanha)