Thales comemora 60 anos de presença no México na FAMEX 2025

A Thales apresenta tecnologias de ponta na principal feira aeroespacial e de defesa do país.
 

 


São Paulo, abril de 2025. - A Thales, líder global em tecnologias avançadas para os setores de Defesa, Aeroespacial, Segurança Cibernética e Digital, participará da FAMEX 2025, que acontecerá de 23 a 26 de abril na Base Aérea Militar nº 1 de Santa Lucía, Estado do México.
 

Nesta edição, a Thales comemora 60 anos de presença no México, primeiro país latino-americano onde o Grupo iniciou sua trajetória. Em 1965, forneceu seu primeiro radar para a Cidade do México e, desde então, a empresa tem trabalhado em estreita colaboração com governos, empresas e entidades locais, fornecendo soluções tecnológicas de ponta adaptadas às necessidades específicas do país, impulsionando o desenvolvimento e a segurança em setores críticos.
 

Durante esta edição da FAMEX 2025, a Thales apresentará soluções de última geração em seus principais mercados em seu estande número G-112 no Hall G. Os visitantes terão a oportunidade de aprender sobre algumas das inovações mais notáveis:

  • Gestão de Tráfego Aéreo: Como ator-chave no desenvolvimento de projetos estratégicos no México, destacando sua participação na construção e modernização do Aeroporto Internacional Felipe Ángeles (AIFA). O México conta com o sistema “ TopSky HE – ATC Solution ”, uma solução de última geração que permite o gerenciamento do tráfego aéreo em rota, aproximação e oceânico, tanto em ambientes civis quanto militares. A empresa é responsável pelo projeto, integração, instalação e manutenção de sistemas completos de gerenciamento de tráfego aéreo de seu Centro de Integração na Cidade do México, incluindo comunicações, navegação e vigilância de centros de controle.
     
  • Vigilância aérea: Detectar e neutralizar ameaças são essenciais para manter a soberania . do espaço aéreo . A Thales é uma empresa global de vigilância por radares navais, terrestres e aéreos , e apoia as forças armadas em suas missões de vigilância e defesa com radares multifuncional (Ground Fire), médio alcance (GM200 Multi-Mission All-in-one (MM/A)), um sistema móvel combate - comprovado que otimiza a detecção , identificação e rastreamento de alvos ) ou de longo alcance ( GM400α, para proteção aéreo ampliado e maior conhecimento situacional). 
     
  • Sistemas de comunicação e optrônicos: A Thales deu suporte às autoridades mexicanas com produtos optrônicos de longo alcance para vigilância, rastreamento e perseguição de alvos, bem como equipamentos de comunicação tática criptografados para proteger a segurança. Os equipamentos de alta interoperabilidade e segurança SOTAS para veículos militares estarão em exposição. Com conectividade robusta e suporte para comunicações de voz, troca de dados e computação local, ele é adaptável a diferentes tipos de veículos e se integra facilmente a outras redes e sistemas de rádio.
     
  • Soluções Navais: A Thales contribui para melhorar a segurança e a eficiência nas operações marítimo . Entre os principais desenvolvimentos estão o radar compacto NS50 e os sensores EO/IR (eletro-ópticos/ infravermelhos ) , que melhoram vigilância significativa , rastreamento , classificação e aquisição requer alvos para sistemas de controle de fogo . A Thales também apoia as forças navais em suas missões de proteção . marítimo com o sistema Sea Fire 4D AESA, também como em proteção costeira e operações marítimo através do sistema CoastShield integrado.
     
  • Segurança cibernética : Como líder global em soluções de proteção de dados e segurança cibernética, especialmente em setores críticos, o grupo apresentará uma ampla gama de soluções avançadas neste mercado, incluindo plataformas de segurança de dados, proteção de aplicativos e sistemas de gerenciamento de identidade e acesso. Essas tecnologias permitem a detecção, a proteção e o controle do acesso a ativos críticos, fortalecendo assim a resiliência contra ameaças cibernéticas. Com ampla experiência no setor, a Thales tem colaborado em iniciativas de treinamento com cursos de Defesa Cibernética no México, contribuindo para o desenvolvimento de capacidades locais neste mercado.
     
  • CABIS: Uma solução de identidade e biometria para autoridades policiais e policiais, já implementada em colaboração com governos locais, que contribui para a aquisição, análise, registro e uso de dados biométricos para solucionar crimes e investigar pessoas de interesse.

Atualmente, todas as aeronaves que cruzam o espaço aéreo mexicano são monitoradas pelos sistemas da Thales. A partir de seu Centro de Integração de Gestão de Tráfego Aéreo, inaugurado em 2023 no país, oferece cobertura para toda a América Latina e Caribe, consolidando sua posição como líder em gestão de tráfego aéreo civil. Como parte dessa visão, a empresa apresentará um simulador de tráfego aéreo, dando aos visitantes a oportunidade de experimentar em primeira mão a operação desses sistemas avançados e avaliar seu impacto na segurança e eficiência do tráfego aéreo.

 

“Há 60 anos, fazemos parte do México, apoiando o progresso do país por meio de soluções inovadoras que deixaram uma marca significativa em setores-chave como Defesa, Aeroespacial, Cibersegurança e Digital. Estamos totalmente comprometidos em continuar a fortalecer a colaboração com os setores público e privado e a promover talentos locais”, afirma Luciano Macaferri, Vice-Presidente da Thales para América Latina.

 


 Líder Aviação se torna Centro de Serviço Reconhecido Leonardo 

 

Empresa fortalece sua posição no mercado e amplia visibilidade nos centros de serviço em Brasília e Rio de Janeiro,

 

Líder Aviação, maior empresa de aviação executiva da América Latina, acaba de anunciar que, além de já ser homologada para a manutenção de helicópteros Leonardo, agora se torna Centro de Serviço Reconhecido pelo fabricante. O contrato foi assinado durante a LAAD Defense & Security 2025, maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina. 

Esta nova certificação, que abrange os centros de manutenção da empresa em Brasília e Rio de Janeiro, representa um avanço significativo na oferta de serviços especializados para a linha de helicópteros da marca italiana.

 

Expansão dos serviços

 

A certificação como Centro de Serviço Reconhecido Leonardo permite à Líder Aviação que continue oferecendo uma gama completa de serviços de manutenção para todas as aeronaves da marca, incluindo inspeções de rotina, reparos, atualizações de componentes e suporte técnico avançado, agregando credibilidade e visibilidade à sua atuação. Com esta nova posição, a Líder fortalece seu compromisso em fornecer serviços que atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade e segurança estabelecidos pela Leonardo. Esse reconhecimento atesta a alta qualificação da empresa, garantindo processos mais ágeis, além de atendimento ainda mais personalizado e uma experiência aprimorada para os clientes.

 

“Estamos entusiasmados com esta nova etapa, que não apenas evidencia nossa capacidade técnica, mas também demonstra nosso empenho em oferecer serviços de excelência para a manutenção de aeronaves Leonardo”, comenta Junia Hermont, CEO da Líder Aviação. “Esse reconhecimento também impulsiona nossa estratégia de mercado, consolidando a Líder como referência no segmento”, explica a executiva.

 

Parceria de longa data

 

A Líder Aviação já era homologada para a manutenção nos modelos da Leonardo Helicopter, e a certificação como Centro de Serviço Reconhecido consolida ainda mais esta parceria. Os centros de serviço em Brasília e Rio de Janeiro contam com tecnologia de ponta e uma equipe altamente capacitada, garantindo padrões de qualidade que atendem às exigências da fabricante italiana.
 

Junia Hermont, CEO da Líder Aviação, e Corrado Badalassi, Vice Presidente de Vendas da América do Sul da Leonardo Helicopter

 

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 China Proíbe Companhias Aéreas de Comprar Aeronaves da Boeing em Retaliação às Tarifas dos EUA.

 

Em uma escalada significativa na guerra comercial entre China e Estados Unidos, o governo chinês ordenou que suas companhias aéreas suspendam a compra de aeronaves da fabricante americana Boeing. A medida é uma resposta direta às tarifas de até 145% impostas pelo presidente Donald Trump sobre produtos chineses, que foram retaliadas por Pequim com tarifas de 125% sobre importações americanas.

 

A decisão de Pequim visa não apenas aeronaves completas, mas também peças e equipamentos de aviação provenientes dos EUA. Analistas apontam que as tarifas tornam economicamente inviável a aquisição de produtos da Boeing pelas companhias aéreas chinesas, dobrando ou até triplicando seus custos.

 

A Boeing, que considera a China um de seus maiores mercados em crescimento, enfrenta um revés significativo. As ações da empresa caíram até 4,6% após o anúncio. Entre 2025 e 2027, as principais companhias aéreas chinesas — Air China, China Eastern Airlines e China Southern Airlines — planejavam receber 45, 53 e 81 aeronaves da Boeing, respectivamente. 

Com a suspensão das compras da Boeing, as companhias aéreas chinesas podem intensificar parcerias com a europeia Airbus e investir no desenvolvimento do jato nacional Comac C919. No entanto, especialistas alertam que o C919 ainda depende significativamente de componentes estrangeiros, o que pode limitar sua capacidade de substituir completamente as aeronaves da Boeing no curto prazo.

 

O ex-presidente Donald Trump comentou sobre a decisão chinesa, afirmando que a China "voltou atrás em um importante acordo com a Boeing". Enquanto isso, o governo chinês estuda formas de apoiar suas companhias aéreas que enfrentam custos mais altos devido à suspensão das compras.

 

A proibição imposta pela China às compras de aeronaves da Boeing marca um novo capítulo na crescente tensão comercial entre as duas maiores economias do mundo. O impacto dessa decisão se estende além das fronteiras dos dois países, afetando a indústria aeronáutica global e sinalizando possíveis mudanças nas dinâmicas de mercado e nas cadeias de suprimentos internacionais.

 

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TCP recebe importação de helicóptero Bell 412

Operação de içamento foi executada por equipe de carga projeto do Terminal

 

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No mês de março, a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, recebeu a importação de helicóptero Bell 412. A aeronave multipropósito, conhecida por sua aplicabilidade no mercado civil e militar, é equipada com uma turbina dupla, rotor de quatro pás, e possui aproximadamente 17 metros de comprimento, 4,5 metros de altura e pesa pouco mais de 3 toneladas.


“A estratégia da TCP é atuar como um terminal ‘one stop shop’ para seus clientes, disponibilizando as soluções e os serviços logísticos mais modernos disponíveis no mercado para uma gama diversificada de demandas. A operação do helicóptero reforça a aptidão do Terminal para atender o mercado que busca movimentar cargas especiais com segurança e agilidade”, explica o gerente comercial, de logística e de atendimento da TCP, Giovanni Guidolim.


O helicóptero, transportado em um contêiner MAFI (com rodas, mas sem teto e paredes), foi descarregado pela rampa principal de um navio de cargas rolantes (ro-ro) e ficou armazenado no Terminal até a primeira semana de abril, quando a carga seguiu para seu destino.


“A operação de uma carga de grande valor agregado, sensível, e de dimensões não convencionais, como um helicóptero, exige uma equipe qualificada e equipamentos adequados para garantir a integridade da mercadoria durante a movimentação. Por se tratar de uma operação complexa, ela demanda um desenho logístico customizado e integrado, garantindo, assim, a integridade do bem de nosso cliente” ressalta Fabio Mattos, gerente de operações logísticas da TCP.

Clique aqui e confira o vídeo completo da operação.


A equipe do Terminal utilizou uma empilhadeira de grande porte para levantar e posicionar adequadamente o contêiner MAFI contendo o helicóptero na área de operação de cargas projeto (mercadorias com pesos, medidas e dimensões maiores que as cargas convencionais). Em seguida, a aeronave foi devidamente preparada para ser içada por uma empilhadeira retrátil de grande porte (reach stacker) da TCP e posicionada na carroceria do caminhão para transporte até seu destino final.


Assim como aeronaves, o Terminal também movimenta uma grande quantidade de outros equipamentos de grande porte, como ônibus, colheitadeiras, escavadeiras, tratores, caminhões e veículos de combate blindados, que ultrapassam as dimensões adequadas para o embarque em contêineres.

 

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