Amaro Aviation confirma presença no Catarina Aviation Show 2025.
Empresa leva sua expertise em compartilhamento e gestão de aeronaves ao maior evento de aviação executiva do Brasil, celebrando sua conquista do selo internacional IS-BAO.
São Paulo, maio de 2025 - A Amaro Aviation, referência em aviação executiva no Brasil, confirmou presença na quarta edição do Catarina Aviation Show, que acontece de 5 a 7 de junho, no Aeroporto Executivo Catarina Internacional, em São Roque (SP). A empresa marca sua participação destacando uma importante conquista recente: a certificação IS-BAO (International Standard for Business Aircraft Operations), um dos principais selos internacionais de segurança operacional no setor. “Estamos entusiasmados em participar dessa edição, celebrando a conquista do IS-BAO, que reconhece a seriedade com que conduzimos cada operação”, afirma João Mellão, COO da Amaro Aviation.
Com atuação focada em compartilhamento e gestão de aeronaves, além de serviços de táxi-aéreo sob demanda, a Amaro Aviation se consolida como uma das companhias mais inovadoras do mercado. A obtenção do IS-BAO reforça o compromisso da empresa com os mais altos padrões de segurança, excelência operacional e qualidade na experiência do cliente. Com uma frota moderna, equipe altamente qualificada e uma gestão orientada à performance e à confiança, a Amaro Aviation oferece soluções completas para clientes que valorizam tempo, privacidade e eficiência, com máxima atenção aos detalhes e à experiência a bordo.
“O Catarina Aviation Show é um reflexo do vigor do setor de aviação executiva no Brasil, um evento que tem se tornado maior a cada edição, com mais empresas expondo e com mais exposição entre os players do mercado”, afirma Marcos Amaro, CEO da Amaro Aviation. O evento, que está entre os maiores do setor no Brasil, dobrará sua área de exposição em 2025, alcançando 17 mil metros quadrados, com mais de 60 marcas confirmadas e 40 supermáquinas em exibição, entre jatos executivos, helicópteros, carros de luxo e iates. Em 2024, foram mais de 7 mil visitantes e 500 operações aéreas, movimentando o setor e promovendo negócios de alto impacto.
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A Líder Aviação, maior empresa de aviação executiva da América Latina, participará mais uma vez da HELI XP – Helicopter Experience, o maior evento de asas rotativas da América Latina. A feira acontece nos dias 14 e 15 de maio, em Carapicuíba (SP), reunindo profissionais, empresas, clientes e fornecedores da indústria de helicópteros.
Em sua sexta participação consecutiva na feira, a Líder Aviação reforça sua tradição e expertise no segmento, apresentando um portfólio completo de soluções para asas rotativas, que inclui: serviços de manutenção de aeronaves, venda de aeronaves, reparo em pás de helicópteros, hangaragem, treinamentos em simuladores, projetos de modernização de aeronaves, além de parcerias estratégicas com fabricantes globais.
Além da presença com estandes indoor, a empresa terá uma aeronave exposta na área externa do evento: um helicóptero Bell 407GX, disponível para venda com exclusividade pela empresa.
“Nosso objetivo com a participação na HELI XP é apresentar nossos serviços e diferenciais técnicos e também estreitar o relacionamento com clientes e parceiros estratégicos do setor. É uma oportunidade valiosa para fomentar negócios, acompanhar tendências e reforçar nosso compromisso com a excelência”, afirma Thiago Damasceno, diretor comercial de manutenção da Líder Aviação.
Bruna Assumpção, diretora superintendente da Líder Aviação, também reforça a importância do evento para a estratégia da empresa: “A HELI XP é um dos grandes momentos do ano para o setor de asas rotativas e, para a Líder, representa mais do que uma vitrine – é um espaço de conexão com o mercado, clientes, troca de conhecimento e fortalecimento de parcerias. Neste ano, temos ainda mais motivos para celebrar, com a inauguração da nossa nova base em Campo de Marte, dedicada exclusivamente à operação de helicópteros - desde operações rotineiras de pousos, decolagens e hangaragens, a serviços de manutenção de alta complexidade. Essa estrutura fortalece nossa atuação com excelência operacional e soluções completas para nossos clientes, em um dos principais polos da aviação executiva do país”.
A Líder é Centro de Serviço Autorizado da Bell Helicopter desde 1983 e recentemente tornou-se também Centro de Serviço Reconhecido da Leonardo, além de possuir homologações de fabricantes como Airbus Helicopters e Sikorsky.
Outro destaque é a presença da CTB (Composite Technology do Brasil) – joint venture entre a Líder e a Sikorsky Aircraft – A Lockheed Martin Company –, pioneira nos serviços de reparo de pás de helicópteros no Brasil. A CTB continua sendo a única empresa nacional homologada pelos fabricantes para esse tipo de serviço, oferecendo soluções especializadas em componentes fabricados a partir de materiais compostos.
Serviço
HELI XP 2025 – Helicopter Experience
Data: 14 e 15 de maio
Local: R. Fortunato Grilenzone, 417 – Parque Jandaia, Carapicuíba – SP
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Thales comemora 60 anos de presença no México na FAMEX 2025
A Thales apresenta tecnologias de ponta na principal feira aeroespacial e de defesa do país.
São Paulo, abril de 2025. - A Thales, líder global em tecnologias avançadas para os setores de Defesa, Aeroespacial, Segurança Cibernética e Digital, participará da FAMEX 2025, que acontecerá de 23 a 26 de abril na Base Aérea Militar nº 1 de Santa Lucía, Estado do México.
Nesta edição, a Thales comemora 60 anos de presença no México, primeiro país latino-americano onde o Grupo iniciou sua trajetória. Em 1965, forneceu seu primeiro radar para a Cidade do México e, desde então, a empresa tem trabalhado em estreita colaboração com governos, empresas e entidades locais, fornecendo soluções tecnológicas de ponta adaptadas às necessidades específicas do país, impulsionando o desenvolvimento e a segurança em setores críticos.
Durante esta edição da FAMEX 2025, a Thales apresentará soluções de última geração em seus principais mercados em seu estande número G-112 no Hall G. Os visitantes terão a oportunidade de aprender sobre algumas das inovações mais notáveis:
Atualmente, todas as aeronaves que cruzam o espaço aéreo mexicano são monitoradas pelos sistemas da Thales. A partir de seu Centro de Integração de Gestão de Tráfego Aéreo, inaugurado em 2023 no país, oferece cobertura para toda a América Latina e Caribe, consolidando sua posição como líder em gestão de tráfego aéreo civil. Como parte dessa visão, a empresa apresentará um simulador de tráfego aéreo, dando aos visitantes a oportunidade de experimentar em primeira mão a operação desses sistemas avançados e avaliar seu impacto na segurança e eficiência do tráfego aéreo.
“Há 60 anos, fazemos parte do México, apoiando o progresso do país por meio de soluções inovadoras que deixaram uma marca significativa em setores-chave como Defesa, Aeroespacial, Cibersegurança e Digital. Estamos totalmente comprometidos em continuar a fortalecer a colaboração com os setores público e privado e a promover talentos locais”, afirma Luciano Macaferri, Vice-Presidente da Thales para América Latina.
Líder Aviação se torna Centro de Serviço Reconhecido Leonardo
Empresa fortalece sua posição no mercado e amplia visibilidade nos centros de serviço em Brasília e Rio de Janeiro,
A Líder Aviação, maior empresa de aviação executiva da América Latina, acaba de anunciar que, além de já ser homologada para a manutenção de helicópteros Leonardo, agora se torna Centro de Serviço Reconhecido pelo fabricante. O contrato foi assinado durante a LAAD Defense & Security 2025, maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina.
Esta nova certificação, que abrange os centros de manutenção da empresa em Brasília e Rio de Janeiro, representa um avanço significativo na oferta de serviços especializados para a linha de helicópteros da marca italiana.
Expansão dos serviços
A certificação como Centro de Serviço Reconhecido Leonardo permite à Líder Aviação que continue oferecendo uma gama completa de serviços de manutenção para todas as aeronaves da marca, incluindo inspeções de rotina, reparos, atualizações de componentes e suporte técnico avançado, agregando credibilidade e visibilidade à sua atuação. Com esta nova posição, a Líder fortalece seu compromisso em fornecer serviços que atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade e segurança estabelecidos pela Leonardo. Esse reconhecimento atesta a alta qualificação da empresa, garantindo processos mais ágeis, além de atendimento ainda mais personalizado e uma experiência aprimorada para os clientes.
“Estamos entusiasmados com esta nova etapa, que não apenas evidencia nossa capacidade técnica, mas também demonstra nosso empenho em oferecer serviços de excelência para a manutenção de aeronaves Leonardo”, comenta Junia Hermont, CEO da Líder Aviação. “Esse reconhecimento também impulsiona nossa estratégia de mercado, consolidando a Líder como referência no segmento”, explica a executiva.
Parceria de longa data
A Líder Aviação já era homologada para a manutenção nos modelos da Leonardo Helicopter, e a certificação como Centro de Serviço Reconhecido consolida ainda mais esta parceria. Os centros de serviço em Brasília e Rio de Janeiro contam com tecnologia de ponta e uma equipe altamente capacitada, garantindo padrões de qualidade que atendem às exigências da fabricante italiana.
Junia Hermont, CEO da Líder Aviação, e Corrado Badalassi, Vice Presidente de Vendas da América do Sul da Leonardo Helicopter
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China Proíbe Companhias Aéreas de Comprar Aeronaves da Boeing em Retaliação às Tarifas dos EUA.
Em uma escalada significativa na guerra comercial entre China e Estados Unidos, o governo chinês ordenou que suas companhias aéreas suspendam a compra de aeronaves da fabricante americana Boeing. A medida é uma resposta direta às tarifas de até 145% impostas pelo presidente Donald Trump sobre produtos chineses, que foram retaliadas por Pequim com tarifas de 125% sobre importações americanas.
A decisão de Pequim visa não apenas aeronaves completas, mas também peças e equipamentos de aviação provenientes dos EUA. Analistas apontam que as tarifas tornam economicamente inviável a aquisição de produtos da Boeing pelas companhias aéreas chinesas, dobrando ou até triplicando seus custos.
A Boeing, que considera a China um de seus maiores mercados em crescimento, enfrenta um revés significativo. As ações da empresa caíram até 4,6% após o anúncio. Entre 2025 e 2027, as principais companhias aéreas chinesas — Air China, China Eastern Airlines e China Southern Airlines — planejavam receber 45, 53 e 81 aeronaves da Boeing, respectivamente.
Com a suspensão das compras da Boeing, as companhias aéreas chinesas podem intensificar parcerias com a europeia Airbus e investir no desenvolvimento do jato nacional Comac C919. No entanto, especialistas alertam que o C919 ainda depende significativamente de componentes estrangeiros, o que pode limitar sua capacidade de substituir completamente as aeronaves da Boeing no curto prazo.
O ex-presidente Donald Trump comentou sobre a decisão chinesa, afirmando que a China "voltou atrás em um importante acordo com a Boeing". Enquanto isso, o governo chinês estuda formas de apoiar suas companhias aéreas que enfrentam custos mais altos devido à suspensão das compras.
A proibição imposta pela China às compras de aeronaves da Boeing marca um novo capítulo na crescente tensão comercial entre as duas maiores economias do mundo. O impacto dessa decisão se estende além das fronteiras dos dois países, afetando a indústria aeronáutica global e sinalizando possíveis mudanças nas dinâmicas de mercado e nas cadeias de suprimentos internacionais.
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TCP recebe importação de helicóptero Bell 412
Operação de içamento foi executada por equipe de carga projeto do Terminal
No mês de março, a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, recebeu a importação de helicóptero Bell 412. A aeronave multipropósito, conhecida por sua aplicabilidade no mercado civil e militar, é equipada com uma turbina dupla, rotor de quatro pás, e possui aproximadamente 17 metros de comprimento, 4,5 metros de altura e pesa pouco mais de 3 toneladas.
“A estratégia da TCP é atuar como um terminal ‘one stop shop’ para seus clientes, disponibilizando as soluções e os serviços logísticos mais modernos disponíveis no mercado para uma gama diversificada de demandas. A operação do helicóptero reforça a aptidão do Terminal para atender o mercado que busca movimentar cargas especiais com segurança e agilidade”, explica o gerente comercial, de logística e de atendimento da TCP, Giovanni Guidolim.
O helicóptero, transportado em um contêiner MAFI (com rodas, mas sem teto e paredes), foi descarregado pela rampa principal de um navio de cargas rolantes (ro-ro) e ficou armazenado no Terminal até a primeira semana de abril, quando a carga seguiu para seu destino.
“A operação de uma carga de grande valor agregado, sensível, e de dimensões não convencionais, como um helicóptero, exige uma equipe qualificada e equipamentos adequados para garantir a integridade da mercadoria durante a movimentação. Por se tratar de uma operação complexa, ela demanda um desenho logístico customizado e integrado, garantindo, assim, a integridade do bem de nosso cliente” ressalta Fabio Mattos, gerente de operações logísticas da TCP.
Clique aqui e confira o vídeo completo da operação.
A equipe do Terminal utilizou uma empilhadeira de grande porte para levantar e posicionar adequadamente o contêiner MAFI contendo o helicóptero na área de operação de cargas projeto (mercadorias com pesos, medidas e dimensões maiores que as cargas convencionais). Em seguida, a aeronave foi devidamente preparada para ser içada por uma empilhadeira retrátil de grande porte (reach stacker) da TCP e posicionada na carroceria do caminhão para transporte até seu destino final.
Assim como aeronaves, o Terminal também movimenta uma grande quantidade de outros equipamentos de grande porte, como ônibus, colheitadeiras, escavadeiras, tratores, caminhões e veículos de combate blindados, que ultrapassam as dimensões adequadas para o embarque em contêineres.
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